Ex-Blog encerra sua primeira fase de vida! E Começa outra!

 

1. Surgiu em julho de 2005, após uma intervenção política na saúde do Rio. O cerco de informações produzido pelo governo federal sob a batuta do ministro Zé Dirceu obrigou o Prefeito do Rio a buscar uma alternativa para se comunicar e informar. Com uma equipe da juventude do DEM, criou um blog no modelo norte-americano. O mensalão veio em seguida e o blog se transformou em canal de informações, culminando com a desmoralização do ministro Palocci ao meio de uma entrevista ao vivo.

2. Passou a ser, de longe, o mais visitado blog político do Brasil, a ponto de ter que se transformar em uma newsletter com o nome de Ex-Blog, pelo enorme volume de acessos, que exigiam um acompanhamento constante. Em outubro, zerando o cadastro, os que liam o blog foram convidados a se inscrever no Ex-Blog, se assim o desejassem. As inscrições foram entrando e crescendo, até passarem a ter uma curva de angulação mais suave com os 30 mil inscritos ou pouco mais que tem hoje.

3. Foram 3 anos e meio, onde o Ex-Blog se tornou leitura natural, informando, denunciando, resumindo artigos, analisando a política e a economia, destacando matérias da imprensa, respondendo aos leitores... Agora fará uma pausa entre 1 de janeiro e 1 de março de 2009, quando retornará com outro formato, acompanhando o que há de mais sofisticado no mundo em blogs, sites e newsletter de políticos, especialmente britânicos e norte-americanos.

4. O Ex-Blog tem mais inscritos fora do Rio que no Rio, 54% x 46% e conta entre seus inscritos com centenas e centenas de fora do país, especialmente nas universidades onde há foco para a América Latina, em brasileiros no exterior, jornalistas e diplomatas. O Ex-Blog cristalizou fontes importantes no meio militar, no meio policial, no meio econômico-financeiro, no meio político e no serviço público.

5. Quando retornar, em março, vai subir mais a alça do canhão e apontar para o nível nacional em primeiro lugar, estadual em segundo e eventualmente municipal. Neste último caso, apenas em fatos de muito peso. A crise mundial, caindo de parapente no Brasil, será foco constante com informações internas do mercado e da situação dos governos. Da mesma forma quanto ao quadro pré-eleitoral com vistas a 2010. Quando retornarmos, faremos como diariamente a pergunta a todos, se desejam continuar recebendo o Ex-Blog ou não. Será um novo momento, com novo design e qualificado pela prática desses 3 anos e meio.