PREFEITURA DO RIO! ENSINO FUNDAMENTAL: ESCOLAS PERDEM 30.503 ALUNOS EM 4 ANOS!

1. O principal vetor de comunicação da Prefeitura do Rio não é a publicidade. É a Mentira. Todos os cariocas querem boas notícias de sua cidade. A imprensa não é diferente. Com isso, divulga informações que recebe da prefeitura do Rio e, muitas vezes, por acreditar nas matérias que recebe, divulga mentiras.

2. Semana passada, foi divulgada uma matéria em que as escolas da prefeitura do Rio passaram a receber alunos da rede privada. Aliás, sempre foi assim, por razões sociais ou de mudança de local de moradia. E, na matéria, são divulgados números acompanhados de entrevistas pontuais e análises sobre nova atratividade das escolas.

3. Na verdade, o que está ocorrendo nos últimos anos, em função da privatização da educação pública municipal do Rio, é uma perda sistemática de alunos, ou seja, de redução do número de matrículas.

4.  Vamos aos dados oficiais da secretaria municipal de educação da prefeitura do Rio. Em 14 de novembro de 2012, dias atrás, a secretaria de educação em seu site informou que o “Total de Alunos de Ensino Fundamental era de 532.099″. Se quiser ver, vá ao site e clique.

5. Em 2009, na análise que o Tribunal de Contas do Município do Rio de Janeiro fez, ele informou  que, no final de 2008, o Total de Alunos de Ensino Fundamental era de 562.602. Comparando novembro de 2012 com dezembro se 2008, se verifica que, na verdade, o que ocorreu e vem ocorrendo continuadamente nestes anos, segundo os números oficiais, é uma perda de alunos matriculados.

6. Essa perda, em 4 anos, foi de 30.503 alunos. Isso sim deveria ser explicado. Para onde foram? Para as ruas? Para trabalho infantil? Para escolas particulares? Para o ócio?

7. E ainda houve perda acentuada de matriculas na pré-escola (4 e 5 anos), no caso de quase 20%, no EJA (educação de jovens e adultos), nesse caso, de mais de 30%. Mas como a matéria divulgada só tratava de educação fundamental, fiquemos com esta e com a absurda perda de 30.503 alunos. Outro dia este Ex-Blog vai tratar da pré-escola e do EJA.