28 de abril de 2014
O TEMPO, A CURVA DE DILMA E A OPOSIÇÃO! E LULA?

 

1. Contra quem corre o tempo daqui até o início da campanha presidencial? O governo quer que passe rápido e que Dilma não caia mais. Torce pela seleção brasileira como recurso para reversão da tendência atual. As boas notícias sobre a Copa do Mundo passaram a ser o mote principal de propaganda- seja por publicidade seja por fatos para  cobertura da mídia espontânea, aliás igualmente interessada no evento ao lado dos patrocinadores oficiais ou não.

 

 2.  A Copa como núcleo das esperanças de Dilma de interromper esse ciclo descendente, mostra fragilidade política e ao mesmo tempo é um risco. E nem se trata do sucesso do Brasil na competição, mas do que mostra a série das últimas  Copas do Mundo quando o futebol brasileiro passou a ter a “obrigação” de ganhar.

 

3. A oposição torce para que a tendência das pesquisas de março e abril prossiga, com a curva de aprovação de Dilma despencando. Torce por duas razões. Uma delas evidente: garante o segundo turno e aumenta muito a probabilidade de um dos candidatos da oposição vencer a eleição.

 

4.  Na segunda –não tão óbvia- a oposição torce para que tendência declinante seja intensa, e principalmente, seja rápida. É uma expectativa –digamos, tática- perigosa. O que sonha a oposição é que com isso, uns dois partidos possam se descolar da candidatura de Dilma, e alternativamente, não ter candidato, tirando tempo de TV de Dilma, ou até se agregar à oposição.

 

5. Essa segunda hipótese, traz embutido um risco enorme e amplia a imprevisibilidade. Se essa queda for realmente rápida e abrupta, a probabilidade de Lula substituir Dilma, cresce na mesmíssima proporção. A festa da oposição vira festa dos partidos que estão no governo e de seus candidatos a governador.

 

6. E há uma possibilidade: Dilma despenca e cresce o não-voto,(abstenção,brancos e nulos), dando a campanha eleitoral um colorido de caça ao voto dos descrentes.

 

7. Por isso –governo e oposição- fazem pesquisas praticamente semanais, alternando institutos de pesquisa,e trocando informações, de forma a poderem acompanhar –num ‘tracking’ semanal- que tendência é essa, e avaliar as suas repercussões. E, claro, ….o que fazer !  

 

JJOO-2016: DILMA SE ASSUSTA COM ROMBO IMPREVISTO DE US$ 1 BILHÃO !

 

(Veja-Radar Online-27) 

 

Está nas mãos de Dilma Rousseff e Eduardo Paes uma projeção de arrepiar: o Comitê Rio 2016 terminaria a organização da Olimpíada com um déficit de 1 bilhão de reais. A conta, como prevêem os contratos assinados lá atrás, cairia no colo do poder público. 

 

PESQUISA COM JOVENS NAS UPPs:  39% NÃO TEM RELIGIÃO  E 20% NEM ESTUDAM NEM TRABALHAM !

 

(Globo-27)  1. Pesquisa:  O Censo da Juventude das Áreas Pacificadas”, feita pelo Instituto Pereira Passos (IPP) e o Instituto TIM com 5.400 meninos e meninas, entre 14 e 24 anos, de dez áreas pacificadas,(UPPs), do Rio.   Dos entrevistados, 39,26% afirmaram não ter religião, contra 30,09% que responderam ser católicos e 26,62% evangélicos.

 

2.  Os dados foram coletados no fim do ano passado.  Do total, 89% deles acessam a internet, sendo 72,8% todos os dias. Grande parte, ou 67,2%, disse aos pesquisadores que acessa a web de casa. Os celulares são o meio de navegação para 21,4%, enquanto as lan houses, febre no passado, são usadas hoje apenas por 4,8%.

 

3.   Por outro lado, os chamados “Nem-Nem” — jovens que nem estudam, nem trabalham nem procuram emprego — preocupam: eles representam 20% do total entre 18 a 24 anos. O levantamento também perguntou qual é o nível de escolaridade do principal responsável dos jovens de 19 a 24 anos. Excluindo os 25% que não souberam responder a questão, o resultado foi que a maioria (36,2%) não completou o ensino médio. E somente 3,6% concluíram o ensino superior.

 

COPA:  NAS CIDADES-SEDE AINDA HÁ 40% DE VAGAS SOBRANDO NOS HOTÉIS !

 

(Jornal Nacional-26) 

 

1. Na Copa Do Mundo, vaga em hotel é quase tão importante quanto ingresso pro jogo. E quem decidir fazer a reserva hoje, ainda vai encontrar quartos sobrando em todas as capitais que vão sediar partidas do mundial.A rede hoteleira se preparou para receber uma multidão de torcedores, mas ainda há quase 40% das vagas sobrando.

 

2.  Em Cuiabá, Natal, Fortaleza, Porto Alegre, Manaus, Belo Horizonte e Brasília, restam 20% das vagas. No Recife, em Salvador, 30%. Curitiba, onde jogam seleções menos tradicionais, 41%.  E nos hotéis de São Paulo, mais da metade dos quartos ainda não foi reservada para os dias de jogos.  A exceção é o Rio de Janeiro. Nos hotéis cariocas, restam menos de 10% dos quartos. O levantamento foi feito em 600 hotéis de 26 redes hoteleiras do país.

 

UCRÂNIA : COMO A RÚSSIA CRIARÁ UM CORREDOR DE ACESSO A CRIMÉIA ? 

 

(MRE-Z1)  

 

1. Crimeia é estrategicamente fundamental para a Rússia, mas dela está isolada. A base de Sebastopol só pode ser abastecida pelo ar, Além disso, a península carece de água e  de eletricidade que provém da Ucrânia. 

 

2.  Assim, o corredor entre a Rússia e a Crimeia é urgente e ele só pode ser estabelecido pelo desligamento do Leste da Ucrânia do poder em Kiev. A guerra civil, com a separação das províncias orientais, seria para a Rússia a solução ideal, já que a guerra com a Ucrânia provocaria uma série de sanções do Ocidente. Essa é uma dinâmica provável.