27 de outubro de 2017
REUNIÃO DO CONSELHO DA JUVENTUDE DA IDU: REPRESENTAÇÃO BRITÂNICA DEFENDE O BREXIT!
Eleição da nova diretoria – Programação incluiu palestras e visitas a órgãos públicos e ao Parlamento Europeu – Bruxelas entre 19 e 21 de outubro – 2017.
A IDU (União Democrática Internacional) tem como base os Conservadores do Reino Unido e os Republicanos dos EUA.
Relatório do presidente da Juventude do Democratas do Brasil, Bruno Kazuhiro, presidente adjunto da IDU, reeleito.
Dia 1 – Quinta 19/10
Abertura
Jantar e palavras de boas-vindas do Presidente do Parlamento Europeu, Antonio Tajani (Deputado Europeu – Forza Itália).
Dia 2 – Sexta 20/10
Tour no Parlamento Europeu
Encontro com Elmar Brok, Presidente da Comissão de Relações Exteriores do Parlamento Europeu (Deputado Europeu – CDU/Alemanha)
Palestra de Daniel Hannan (Deputado Europeu – Partido Conservador/Reino Unido)
– A coisa mais fácil é ser blasé sobre o que temos hoje, achar que é natural, que a prosperidade do mundo é uma realidade imutável.
– Mas um americano ano passado tentou fazer um sanduíche de frango sem necessitar de mais ninguém. Ele plantou, colheu, criou o frango, fez o pão, ordenou uma vaca e fez o queijo. Demorou 6 meses para fazer o sanduíche. E alguém já havia criado a vaca.
– Como seria o mundo sem especialização e comércio? Hoje toda a cadeia de um sanduíche de frango gasta em estimativa apenas 19 minutos.
– A essência do capitalismo não é o egoísmo como dizem. A essência é a dependência mútua, no livre mercado nós cooperamos uns com os outros. Os países entraram no mercado global e dependem uns dos outros.
– Temos que aprender a comunicar isso. Nossos valores trazem prosperidade. Temos que mostrar isso às pessoas. É triste quando fazemos tudo certo em um governo e as pessoas mesmo assim querem mudar, eleger a esquerda e colocar no poder pessoas que preferiam que a URSS vencesse a Guerra Fria.
– Você preferiria ser pobre na Coreia do Norte, em Cuba ou nos Estados Unidos ou no Reino Unido? Onde você teria mais oportunidades?
– Nós acreditamos em cooperação. A esquerda acredita em divisão, em constante luta entre um suposto oprimido e um suposto opressor.
– O que ajuda mais as pessoas de países pobres? Debater sobre liberar totalmente a imigração na Europa versus impedir a entrada das pessoas na Europa ou ajudar a fortalecer o capitalismo nos países de onde eles vêm? Eles apenas querem uma vida melhor.
– Qual a lógica do protecionismo? Todos os países que se abriram ao livre mercado avançaram enormemente. É melhor importar produtos em uma área e focar naquilo em que você é melhor que os demais. É melhor inclusive importar produtos que você poderia fazer melhor, mas que lhe tomariam tempo e energia da produção de produtos mais valiosos.
– Disseram que o Brexit geraria uma crise profunda em 6 meses. Os índices hoje no Reino Unido são espetaculares. Baixo desemprego, crescimento do PIB, todos os números mostram. E isso ocorre porque, hoje, sair da União Europeia representa aprofundar o liberalismo econômico e sair das amarras e protecionismos da UE.
– Churchill disse que era a favor dos Estados Unidos da Europa e todos citam isso como algo favorável à União Europeia, mas ele disse no mesmo discurso que o Reino Unido não faria parte dessa união, seria apenas um país amigo, pois tem outras circunstâncias. A Suíça por exemplo até hoje não faz parte da UE e tem um ótimo acordo com a União.
– Não existe país que não está pronto para a democracia. Ele se prepara através da própria democracia. O povo vai melhorando e aprendendo a votar. E uma população bem informada politicamente é o segredo para o desenvolvimento.
Almoço no Centro Histórico
Visita à Sede do Partido Popular Europeu – PPE e conversa com presidentes da Juventude do PPE e do Movimento Estudantil Democrático Europeu
Palestra de David Bannerman (Deputado Europeu – Partido Conservador/Reino Unido)
– A União Europeia está falando agora de um exército europeu. Está indo no caminho de um superestado. E não será um estado liberal, não serão os Estados Unidos da Europa, serão um governo pesado. Isso apenas reforça a opinião no Reino Unido de que acertamos ao sair.
– A saída do Reino Unido foi para retomar o controle de suas leis, seu dinheiro e suas fronteiras.
– 70% da regulação na Alemanha vem de leis europeias. Não acham demais?
– A saída salva para o Reino Unido 10 bilhões de libras por ano, que iam para a UE. É metade do PIB de Birmingham.
– O Reino Unido terá um acordo de livre comércio com a UE. Assim como outros países europeus, assim como o Canadá.
Dia 3 – Sábado 21/10
Reunião Formal do Conselho da Juventude da IDU no Parlamento Flamenco
Boas-vindas do Secretário Geral da IDU, Christian Kattner (CSU – Baviera/Alemanha)
Discursos sobre a reunificação de todas as juventudes de partidos da IDU em uma única Juventude internacional.
Aceite de novos partidos-membros.
Eleição da nova Diretoria:
Presidente: Bashir Wardini (Líbano)
Presidente Adjunto: Bruno Kazuhiro (Brasil)
Secretária-Geral: Charlotte Kude (Reino Unido)
Tesoureiro: Mikkel Wrang (Dinamarca)
Vice-Presidentes: Bolívia, El Salvador, Gana, Índia, São Vicente e Granadinas, Itália, Portugal, Curdistão, Grécia e Sérvia.
Discurso do Presidente eleito.
Comentários curtos de cada participante sobre a situação de seu país.
Apresentação do Leadership Institute sobre influência da Rússia nas eleições americanas de 2016 através da internet, hackers e redes sociais.
Coquetel de encerramento na sede da DEMYC (Comunidade Europeia da Juventude Democrata)