UCRÂNIA!

1. A crise na Ucrânia faz parte de um cenário maior. Vladimir Putin quer fazer de seu país uma potência global que rivalize com EUA, China e UE. Para isso, ele está criando uniões aduaneiras com outros países e vê a Ucrânia como parte crucial disso – inclusive pelos profundos laços históricos e culturais entre ambos. Na época da URSS, graças a seus solos de grande fertilidade, a produção agrícola ucraniana atendia a 1/4 das necessidades da Rússia.

2. Já a UE defende que a aproximação com a Europa e eventual entrada no bloco europeu trariam bilhões de euros à Ucrânia, modernizando sua economia e dando-lhe acesso ao mercado comum europeu. Essa é a esperança dos ucranianos do leste e do sul do país, que anseiam também por maior liberdade. Dos 604 milhões de habitantes, 77,8% são ucranianos e 17,3%, russos.

3. Muito se fala das divisões linguísticas e culturais entre leste e oeste da Ucrânia. Mapas mostram que áreas onde grande parte da população fala russo votaram em massa por Yanukovych em 2010. Para alguns analistas, isso indica que o país pode rachar ao meio, de forma violenta, caso não se negocie uma saída para a crise. Dos 48 milhões de  habitantes, 77,2% são ucranianos e 17%, russos. (wp) O russo é amplamente falado, em especial no leste e no sul do país. Segundo o censo, 67,5% da população declararam falar o ucraniano como língua materna, contra 29,6% que falam o russo como primeira língua.

4. A Rússia claramente tem uma forte influência sobre Yanukovych, o qual foi apoiado por Moscou durante a Revolução Laranja de 2004 – quando sua eleição foi considerada fraudulenta. A Rússia suspendeu empréstimos quando o governo ucraniano renunciou e restringiu o comércio bilateral quando a Ucrânia flertou com o Ocidente. A UE chamou isso de pressão econômica “inaceitável”.  Moscou acusa a UE de tentar fazer o mesmo ao oferecer acordos de livre comércio a Kiev.