JJOO-2016: COI REAGE COM INDIGNAÇÃO A NOVAS MUDANÇAS!

(Lance, 23) 1. O prefeito do Rio, Eduardo Paes, conseguiu mais uma vez tirar do sério os membros do Comitê Olímpico Internacional (COI). Tudo por causa da intenção de mudança do local da Vila de Árbitros/Mídia da Zona Portuária, no Centro, para Curicica, na Zona Oeste do Rio de Janeiro. Ao falar sobre o pedido do alcaide, na sexta-feira, o diretor executivo do COI para Jogos Olímpicos, Gilbert Felli, revelou sua surpresa com a pretensão. Com as câmeras ligadas e ante os jornalistas, Felli se mostrou surpreso, mas o que ocorreu nos bastidores do pedido foi uma mistura de indignação e raiva.

2. Instalar uma Vila na Zona Portuária foi uma queda-de-braço vencida pelo prefeito carioca e daí vem a indignação dos membros da entidade internacional, por causa da intenção do alcaide em retomar o plano inicial. E os reflexos dessa mudança vão ser vários. Além de ficar sem uma Vila próxima a outras regiões dos Jogos, como Copacabana e Maracanã, outro motivo que embasa a oposição do COI é o transporte. Tirar a habitação da Zona Portuária e transferí-la para Curicica implicará em uma mudança radical no projeto de mobilidade dos Jogos, porque novos trajetos e hubs (locais de transferência de linhas. Uma espécie de “rodoviária”) precisariam ser refeitos.

3. Outro problema é que a intenção do prefeito do Rio não se limita alterar o local só da Vila de Árbitros/Mídia. Ele também deseja mudar o destino de outras instalações importantes para o funcionamento dos Jogos: o Centro de Imprensa para não credenciados, o Centro de Tecnologia (TOC), o Centro de Monitoramento (MOC) e o Centro de Credenciamento e Distribuição de Uniformes para a Força de Trabalho (UAC).

4. Leia a matéria completa.