ELEIÇÕES EUROPEIAS: 71% VOTAM NELAS PELA PRIMEIRA VEZ!

(Kenneth Maxwell – Folha de SP, 15) 1. O eleitorado, (eleições de 25/05 para o parlamento europeu), agora abarca 28 países, mas 71% dos cidadãos da UE com menos de 25 anos não votaram na eleição anterior. Pesquisa recente do “Financial Times” e do Instituto Harris constatou que, na Alemanha, 58% dos eleitores pretendem votar em partidos que defendem a manutenção da UE –na França o índice cai a 43% e, no Reino Unido, a 29,6%. Neste, 36% dizem que votarão em partidos que apoiam abandonar a UE e 35% se declaram indecisos.

2. O “déficit democrático” da Europa jamais ficou tão exposto. O Ukip (Partido pela Independência do Reino Unido), de Nigel Farage, já empurrou a política britânica para a porta de saída. Na França, Marine Le Pen, da Frente Nacional, planeja uma aliança para demolir o que define como “o monstro de Bruxelas”. Na Itália, Beppe Grillo está em segundo nas pesquisas e pode conquistar 25% dos votos –mesmo índice do Partido do Povo Dinamarquês, que faz campanha contra a UE, o multiculturalismo e a imigração. O quadro é o mesmo na Holanda, Áustria, Finlândia e boa parte da Europa oriental. Os partidos céticos sobre a UE podem conquistar um terço dos votos e até 200 dos 751 assentos do próximo Parlamento.

3. Só 22% dos pesquisados estão satisfeitos com a atual situação de seus países. Os menos satisfeitos são os gregos (5%), os espanhóis (8%) e os italianos (9%). Na Alemanha, 59% dizem que seu país está na direção certa. Nos sete países pesquisados, 52% dizem que os imigrantes são um fardo por ocupar empregos e receber benefícios e 55% querem a admissão de menos imigrantes, incluindo maiorias na Itália, Grécia, França e Reino Unido.