COCAÍNA LÍQUIDA!

(BBC, 18) 1. Sexta (16), as autoridades argentinas frustraram um plano para produzir e transportar duas toneladas de cocaína líquida aos EUA e UE.  Essa foi a segunda apreensão de cocaína na forma líquida na Argentina. Em fevereiro as autoridades encontraram outro carregamento. Em junho de 2012 as autoridades venezuelanas apreenderam 20 toneladas de cocaína líquida que estava sendo transportada em um barco ao México.

2. Segundo Kenny Simpson, da Agencia de Crime e Controle de Drogas da Escócia (SCDEA), a transformação da  cocaína em líquido é uma das técnicas cada vez mais sofisticadas que os narcotraficantes desenvolveram para ocultar o composto.  Simpson disse a BBC que em seus 32 anos na luta antidrogas da Escócia, já viu a cocaína inserida em madeira, impregnada em roupas e escondida em latas como de marmelada. Em forma líquida uma pessoa possa ingerir uma quantidade maior da droga em bolsas de látex. Apenas o risco é maior se a bolsa estoura.

3. Esse método foi exposto pela primeira vez diante das autoridades em 2011, na Bolívia onde foram confiscados 12 kg de cocaína líquida em Santa Cruz dentro de um caminhão. O coronel Alexander Rojas da ‘Força Especial de Luta contra o Narcotráfico’ da Bolívia, informou que se calcula que o transporte de cocaína líquida dentro de bolsas de látex ou condones (tipo camisinhas), passou a ser frequente no país desde 2011.

4. Segundo ele, “esta nova forma de transporte possibilita ingerir menos envoltórios, mas maior quantidade de droga. Cada pessoa pode levar um quilo ou mais. E pode se esconder mais facilmente. Por isso o transporte de droga na forma líquida cresceu tanto nos últimos anos.”