MÉXICO PASSA O BRASIL NA PRODUÇÃO DE AUTOMÓVEIS!

(Folha de SP, 08) 1.  Uma das consequências do freio nas montadoras brasileiras é que o México já produziu mais veículos leves (carros e comerciais) que o país no primeiro semestre –e deve superar o Brasil no ranking global de produção deste ano. Enquanto a produção brasileira recuou 16,8% em relação aos seis primeiros meses de 2013, para 1,5 milhão de unidades, a mexicana cresceu 7% no período, para 1,6 milhão.

2. A perda de posição é explicada em grande parte pela diferença de estratégias: o modelo brasileiro aposta no crescimento interno, que sofre com o momento fraco da economia –analistas estimam avanço de 1% do PIB neste ano. Já a indústria mexicana está voltada para o mercado externo.

3. A consequência é que 80% da produção de veículos leves do México tem como destino o exterior, especialmente os EUA, que respondem por 71% das compras. No primeiro semestre de 2013, 78% da produção foi exportada. No Brasil, por sua vez, a fatia do mercado externo é muito menor (11% no primeiro semestre deste ano) e vem caindo: era de 14% no mesmo período de 2013.