15 de agosto de 2016

CAMPANHA ELEITORAL NO RIO COMEÇA INDOOR!

1. Os candidatos a vereador e a prefeito ainda não têm conseguido fazer campanha na rua em função da atenção das pessoas concentrada na Olimpíada. As tentativas de panfletagem estão gerando desgaste, e não voto.

2. Com isso, as reuniões estão sendo realizadas em casa. Mas assim mesmo analisando o calendário das provas olímpicas e vendo aquelas que despertam maior interesse. E isso não termina no final dessa semana.

3. Terminada a Olimpíada começam as polêmicas. Domingo (14), a polêmica na Austrália era se teria valido a pena aplicar 45 milhões de dólares na Natação. Aqui certamente a polêmica virá pelo número de medalhas alcançadas.

4. Três meses atrás se falava que nas cidades-sede o país conquista 10 medalhas a mais que na última Olimpíada. Isso seriam 27 medalhas para o Brasil. Agora já há dúvida se o Brasil conquistará as mesmas 17 de Londres em 2012.

5. A sede no Rio foi escolhida 7 anos atrás. Medalhistas de 20 anos tinham 13 em 2009. O que aconteceu? Faltaram recursos? Faltou foco na renovação? São exemplos das polêmicas que virão. E a discussão tradicional, ou seja, se valeu a pena sediar um grande evento como este em função do investimento, dos resultados e das repercussões.

6. Estes já estão sendo e serão no próximo mês, pelo menos, os temas nas reuniões eleitorais em casa. É bom que todos tenham as respostas na ponta da língua. Bem mais que nos anos anteriores, as medalhas do Brasil dependerão dos esportes coletivos. Mas, mesmo esses, geraram surpresas negativas.

7. Além dos fatos relativos à realização e operação da Olimpíada em si, virão as polêmicas sobre o futuro. A Lei Piva foi bem aplicada? E os equipamentos? Como serão aproveitados?

8. A campanha dentro de casa, neste momento, ainda tem outro problema: distrai a atenção dos participantes sobre os resultados das provas e modalidades ocorrendo naquele momento da reunião.

9. Na prática, a campanha reduzida para 45 dias, em relação a temas políticos, sociais e urbanos, será uma campanha de 15 dias. Importante que os partidos coloquem seus termômetros de pesquisas para conhecer melhor as reações neste momento. É um curioso sanduíche com tempero pessimista: ética na política, olimpíada e os problemas do dia a dia.

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TV: CAI AUDIÊNCIA DA OLIMPÍADA NO EXTERIOR!

(Folha de S. Paulo, 14) 1. No exterior, tanto EUA como partes da Europa registraram queda de audiência na TV aberta, em relação aos Jogos de Londres. Por exemplo, entre 3 e 6 de agosto, a audiência da BBC caiu para 24,6 milhões de espectadores, contra 39,2 milhões em 2012. Quedas semelhantes foram observadas nas redes France 2 e La 1, que detêm os direitos de transmissão na França e na Espanha. Já na Alemanha e na Itália a audiência se manteve no patamar de quatro anos atrás, nas redes ARD e ZDF, alemãs, e RAI, italiana, segundo a “Variety”.

2. A NBC, que adquiriu os direitos para os EUA, vem decepcionando desde a cerimônia de abertura, que marcou audiência 35% inferior à da transmissão de Londres. Recuperou-se um pouco a partir de terça (9), mas não superou 2012 em dia nenhum.  Em média, a audiência para o Rio está 20% abaixo da anterior na NBC. No sobe-e-desce, os números diários se mostram dependentes do desempenho de estrelas, como Simone Biles na ginástica ou Michael Phelps na natação.