15 de janeiro de 2016

CRIMES DE RESPONSABILIDADE DA PREFEITURA DO RIO!

1. Estatísticas dos Requerimentos de Informação apresentados pelo Vereador Cesar Maia durante todo ano de 2015. A Prefeitura do Rio respondeu apenas 1 de 44 (6 desses ainda têm prazo, ou seja, 37 sem respostas com prazo estourado) até o momento. 37 crimes de responsabilidade conforme a Constituição do Brasil.

2. Estatísticas de Requerimentos de Informação – 2015. Levantamento de 7 de janeiro de 2016.

44 para Município
2 para o Estado
2 para TCM
1 para CEDAE
1 para Judiciário Estadual
1 para LIGHT
1 para Câmara Municipal
1 para Agência Nacional do Petróleo
1 para INSS
1 para Concessionária Porto Novo
1 para Aeronáutica
Total: 56

Respondidos
1 Município (RI 1286/2015 – Respondido dentro do prazo pela SMA)
1 CEDAE
1 Judiciário Estadual
1 Agência Nacional do Petróleo
1 INSS
Total: 5

Observações:
* APENAS Prefeitura e a própria Câmara têm obrigação de responder
* Os 6 mais recentes para o Município ainda estão no prazo para resposta
* Com prazo estourado e não respondidos até hoje temos 37 RIs para o Município em 2015.

                                                    * * *

AGORA O PROBLEMA É A SAÚDE DOS ANIMAIS! IBAMA FECHA ZOO DA PREFEITURA DO RIO!

(Folha de SP, 15) 1. Constatando más condições no zoológico do Rio, o Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente) suspendeu a visitação do público até que a administração do espaço se adeque às exigências do órgão.

2. O instituto aplicou multa diária de R$1 mil à Secretaria Municipal de Meio Ambiente, à qual a Fundação Rio Zoo, que gere o zoológico, é subordinada. O Ibama diz que encontra irregularidades no zoológico desde 2012, e que a fundação já fora notificada.

3. As principais irregularidades dizem respeito à densidade populacional nas instalações e à necessidade de obras estruturais urgentes. A inadequação da densidade populacional é especialmente grave em recintos que abrigam aves.
Os problemas estruturais constatados pelo Ibama incluem espaços de tamanho inferior ao que diz a legislação, ausência de áreas de abrigo e fuga e acúmulo de lixo.

                                                    * * *

DEMOCRACIA DIGITAL!

(Marta Suplicy – Folha de S. Paulo, 15) 1. Sob a guarda da internet, e por esta potencializada, se processa uma verdadeira revolução no processo político contemporâneo. O fenômeno é global. As pessoas, jovens especialmente, manifestam-se e influenciam os processos decisórios da sociedade, mas o fazem, porém, longe dos canais partidários. Fomentam a democracia direta.

2. Ninguém ainda descobriu os limites dessa política 2.0 que inunda as redes sociais. Alguns a saúdam, por enxergarem nela uma superação do velho regime republicano, representativo, baseado na eleição de vereadores, deputados, senadores. Outros enxergam nela apenas um modismo, que mobiliza as pessoas, mas jamais conseguirá sobrepujar a democracia assentada nos partidos políticos.