14 de fevereiro de 2013

DESGASTE POLÍTICO, REFORMA ELEITORAL E CLÁUSULA DE BARREIRA!

(Leonardo Avritzer, professor de Ciências Políticas da UFMG – Estado de SP, 03) 1. (O desgaste político atual é um produto de todos os partidos? É preciso mudar o sistema partidário?) R- Sim, e quanto a isso creio que o STF errou feio ao vetar a cláusula de barreira, em 2006. Ela teria sido um primeiro passo na modernização do sistema político brasileiro. Simplificaria a construção de coalizões. Ajudaria na administração pública, pelo impacto menor no loteamento dos cargos. Sem a cláusula, ficamos com um sistema fragmentado que dificulta a formação de maiorias e é custosa para governo e sociedade, já que o povo é que paga a conta das negociações pelos espaços de poder.

2. (Todos dizem que é urgente a reforma política, mas o mundo político não quer fazê-la. Essa armadilha tem saída?) R-  O Brasil não vai escapar de fazer essa reforma. O fato é que a Constituição de 88 acertou em muitas coisas, mas não inovou na organização do sistema político: preferiu manter o status quo que, já naquela época, era insustentável. Agora, não dá pra fazer tábula rasa, começar tudo do zero. Tem de avançar por partes, e talvez retomar a cláusula de barreira. Há estudos do Ministério da Justiça mostrando que, exigindo-se apenas 1% de representação nos Estados (e não 5%, como no projeto anterior), o total de partidos cairia para dez. Pode-se começar daí.

3. (Ex-Blog) No caso do Estado do Rio, o cociente eleitoral para deputado federal é de 1,9%. Ele funciona como uma cláusula de barreira. Portanto, deveria ser de pelo menos 3%.

* * *

PROFECIA DE SÃO MALAQUIAS?

(Painel da Folha de SP, 14) “Fim do mundo maia; Coreia do Norte lança bomba atômica; Papa renuncia. Cumpre-se a Profecia de São Malaquias? Aperte o cinto.”

DE CESAR MAIA (DEM-RJ), ex-prefeito e vereador, relacionando episódios recentes à premonição apocalíptica atribuída a um bispo do século 12.

* * *

PROIBIDA DUPLA MILITÂNCIA: GOVERNO E OS!

(Coluna do Servidor – O Dia, 14) 1. A contratação de servidores efetivos por Organizações Sociais (OS) foi proibida pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE-MT), após a Auditoria Geral do Estado questionar a legalidade do vínculo empregatício. De acordo com o tribunal, o único vínculo possível para servidor é por meio de cessão. A decisão vale para todos os órgãos fiscalizados pelo órgão, que tenham contrato de gestão com qualquer Organização Social.

2. A resolução de consulta do TCE foi julgada em dezembro de 2012 e a proibição deve atingir diretamente as Organizações Sociais de Saúde (OSS) que começaram a administrar hospitais públicos mato-grossenses na gestão do então secretário estadual de Saúde, Pedro Henry. Apesar da resistência da classe médica, a medida já foi implantada nos principais hospitais regionais das cidades pólos.

* * *

CORRUPÇÃO NA AMÉRICA LATINA: 20% JÁ RECEBERAM PEDIDOS DE SUBORNO! 

(Andrés Oppenheimer – El Nuevo Herald, 11 / La Nacion, 12)  1. Um novo estudo sobre a corrupção na América Latina contém algumas estatísticas alarmantes: uma média de 20% da população da região disse que um policial, ou qualquer outro funcionário público, pediu um suborno nos últimos doze meses, em comparação com 5% nos EUA, e 3% no Canadá.

2. A pesquisa do Barômetro das Américas, realizada pela Universidade de Vanderbilt, cujos resultados detalhados serão revelados na quinta-feira (14), no Centro de Estudos Latino-Americanos da Universidade de Miami, mostram que em alguns países latino-americanos, como Haiti, Bolívia e Equador, o número de pessoas que dizem ter recebido um pedido de suborno no ano passado ultrapassou 40%.

3. Estes três campeões regionais de corrupção são seguidos bem de perto por México, Peru e Honduras, onde o percentual de pessoas que dizem que algum policial ou funcionário público pediu uma propina é de 31%, 28% e 26% respectivamente, de acordo com a pesquisa realizada com 40.000 pessoas em 26 países.

4. Entre os países que estão no meio da tabela das vítimas de corrupção, vemos a Argentina, onde cerca de 20% das pessoas dizem ter sido obrigadas a pagar subornos nos últimos 12 meses, a Colômbia (16%) e Venezuela (15%). Entre os países que estão abaixo da média regional da corrupção se encontra o Brasil. Cerca de  11% dos brasileiros disseram que alguém pediu suborno a eles nos últimos 12 meses, revela a pesquisa. O país mais honesto na América Latina é o Chile, onde apenas 6% das pessoas disseram ter tido um pedido de suborno, diz a pesquisa.

5. No Equador, as vítimas de suborno dobraram nos últimos dois anos, de 21% em 2010 para 41% em 2012. Por outro lado, no Brasil, o número caiu pela metade, de 24% em 2010 para 11% em 2012, revela a pesquisa.

* * *

MEGAN FOX: R$ 14.166,66 POR MINUTO NO CAMAROTE, DE COSTAS PARA O DESFILE! 

(Mônica Bergamo – Folha de SP, 12) Megan Fox estrela do filme “Transformers” foi contratada por estimado R$ 1,7 milhão para fazer presença VIP no camarote da Brahma no Carnaval. Megan só aparece às 23h55. Grades e seguranças, estes na base de empurrões, bloqueiam todas as escadas.  A americana passa a maior parte do tempo de costas para o desfile, conversando com o marido, Brian Austin Green. Bebe duas garrafinhas de água mineral. E é pontual: sai à 1h55, quando vencem as duas horas que precisa cumprir para receber o cachê.