OS ROTEIROS DA CPI DA PETROBRAS: ESCÂNDALOS E PRIVATIZAÇÃO!

1. A cada dia e a cada declaração de governistas e oposicionistas, fica mais e mais claro que a CPI dos escândalos com a Petrobras já tem seu roteiro definido.

2. De um lado a oposição querendo demonstrar os desmandos do PT na Petrobras como o caso da refinaria de Pasadena, desmontando de vez a áurea do PT como partido sem máculas e defensor do Povo. O mensalão e suas prisões dão a “pièce de résistance” para isso e os demais casos que surgiram servem como confeite. Objetivo maior será mostrar a incapacidade gerencial de Dilma e, com isso, conseguir que ela desça mais degraus na avaliação das pesquisas.

3. Do outro lado, o PT usando as acusações como pretexto para afirmar a toda imprensa, ao vivo, em tempo real e nas matérias do dia seguinte, assim como nas redes sociais, que as denúncias da oposição não têm valor ético, por que não tem autoridade para isso, e que o objetivo mesmo é enfraquecer a Petrobras para privatizá-la. E aí entra o tradicional discurso acusando a oposição de privatista como o fez Lula no segundo turno de 2006 e que deu certo.

4. A primeira reação de FHC em relação a essa CPI foi ser contra, provavelmente receoso que o populismo irresponsável do PT desvie a atenção e traga a questão da privatização para o palco. Aécio –até intuitivamente- encaixou o discurso de defesa da Petrobras e de sua imunidade estatal. FCH cedeu aos argumentos.

5. O roteiro que a oposição quer seguir é da comprovação da cumplicidade do PT com os escândalos e há fatos de sobra para isso. A presidente da Petrobras entrou pela linha –digamos técnica- de auditorias que ‘mostram’ que não houve propinas, como se propinas fossem contabilizadas. Mas o PT provavelmente irá além da desqualificação das denúncias, buscando um desvio de foco e colocar na mesa a polêmica sobre a privatização da Petrobras.

6. Com muito maior capilaridade, com a força da publicidade da Petrobras e da BR nos meios de comunicação médios e pequenos, terá armas poderosas para conseguir isso.

7. E o PSDB, o DEM e o PPS terão que escalar na CPI quadros que além das denúncias não permitam o desvio de foco e até mostrem que quem está enfraquecendo a Petrobras é o PT (valor das ações, endividamento, escândalos…) e que isso sim é privatizar, desviando recursos para a corrupção, mesmo com controle formal estatal.

8. Será muito menos uma batalha de auditores e investigadores e muito mais uma batalha política e comunicacional. Quem entrar com os melhores quadros para isso e estiver bem treinado para esse tipo de debate, no mínimo, não perderá. Agora é comprar ingressos nos melhores lugares e acompanhar a disputa.