RANKING DE LIBERDADE DE IMPRENSA PELA “FREEDOM HOUSE”!

(Andrés Oppenheimer – La Nacion, 06). 1. De acordo com o relatório, a liberdade de imprensa mundial caiu para seu nível mais baixo em mais de uma década, devido principalmente a um retrocesso significativo no Egito, Líbia, Jordânia e outros países. Mesmo nos Estados Unidos, um dos poucos países das Américas que a Freedom House ainda classifica como “livre”, houve um recuo com a denúncia de espionagem.  De acordo com o estudo realizado pela Freedom House, os EUA ocupam a posição 21 em um ranking descendente de 1 a 100.

2. Os únicos países latino-americanos classificados como “livres” são Costa Rica (18), Uruguai (26) e Suriname (28), que juntos correspondem a 2% da população da América Latina, segundo o relatório. Entre os países latino-americanos que o ranking classifica como “parcialmente livres” estão o Chile (31), El Salvador (39) e Peru (44). Mais abaixo na mesma categoria de “parcialmente livres”, com mais restrições à imprensa que esses últimos, estão o Brasil (45) e a Argentina (51).

3. Entre os países classificados como “não livres” estão o Equador (62), onde o governo aprovou leis para silenciar a imprensa independente, o México (61) e Honduras (64), onde o crime organizado e o tráfico de drogas intimidam diversos meios de comunicação imprensa, diz o relatório. E no final do ranking entre os países “não livres” com maior censura, estão Venezuela (78) e Cuba (90).

4. Se você vai para São Paulo, Buenos Aires ou Cidade do México é difícil acreditar que esses países têm uma imprensa silenciada. De fato, em muitos destas capitais existem meios de comunicação que fazem uma melhor investigação jornalística do que os cada vez mais frívolos meios de comunicação dos EUA.

5. No Brasil, por exemplo, a mídia nacional está expondo um escândalo financeiro da companhia nacional de petróleo, a Petrobras, que está manchando o governo de Dilma Rousseff. Na Argentina, apesar dos esforços da presidente para silenciar a imprensa, o apresentador de televisão Jorge Lanata denunciou uma corrupção massiva em contratos do governo de Kirchner com o empresário Lázaro Báez. E o jornalista do La Nacion, Hugo Alconada Mon, revelou dezenas de negócios escusos do governo, incluindo um envolvendo o vice-presidente Amado Boudou.

6. Minha opinião: o ranking de liberdade de imprensa da Freedom House é um esforço louvável, mas mistura maçãs com laranjas. Dito isto, não se pode negar que há um crescente aumento da perseguição dos governos contra a imprensa independente na América Latina. Provavelmente o número de latino-americanos que têm acesso à mídia independente é maior do que os 2% estimados pela Freedom House, mas é muito menor do que era há uma década.