SÍRIA: CAIU HOMS, A CAPITAL DA REVOLUÇÃO!

(BBC, 07) 1. Ontem (07), os combatentes rebeldes foram evacuados do Centro Histórico da cidade, o último bastião que mantinham em Homs. A saída se logrou com um acordo conseguido pela ONU após meses de negociações entre rebeldes e as forças do governo.

2. Sua saída marca o fim de três anos de resistência e fortes combates nessa cidade política e economicamente estratégica que desde o início da guerra civil esteve sob o controle da oposição, Homs é a terceira maior cidade da Síria. Foi aqui onde os primeiros protestos contra o governo de Bashar al Asad e onde milhares de residentes em abril de 2011 participaram nas primeiras manifestações massivas que foram reprimidas brutalmente pelas forças de segurança.

3. Desde então grande parte de Homs foi caindo sob o controle das forças de oposição. Mas durante os últimos dois anos o exército foi recuperando a maioria dos distritos controlados, do uma estratégia de combates, bombardeiros e bloqueios de ajuda. No final os rebeldes só tinham o controle do Centro Histórico da cidade e o distrito de Al Wair.

4. “Homs está localizada quase a metade entre Damasco e Alepo, e perto do Líbano”, explica Feras Kilani, jornalista sírio do Serviço Árabe da BBC. “É a principal via de comunicação desde a capital no ocidente do país. Por isso al Asad foi implacável em sua luta para recuperar o controle da cidade e por isso é uma vitória muito importante para al Assad”, agrega.