COLÔMBIA SE DIVIDE NO SEGUNDO TURNO COM AS FARC COMO POLO!

1. O segundo turno -em geral- é uma eleição de opinião pública. O fato de o presidente Santos estar negociando com as FARC abriu as portas para o apoio da esquerda colombiana. O prefeito de Bogotá -Petro- ex-guerrilheiro e de uma esquerda sem adjetivos- cassado por ato de Santos e reempossado pela justiça, abriu as portas ontem (26) para que 3 secretários seus entregassem seus cargos para participar diretamente da campanha de Santos no segundo turno.

2. Estima-se que os 60% de abstenção no primeiro turno tendam a diminuir pela polarização, o que não sinaliza tendência. A candidata da esquerda -polo democrático- 15%, apontará a favor de Santos. A candidata do partido conservador- também 15%- mesmo que sinalize seu voto, não tem força para aglutinar seus eleitores. Peñaloza -ex-prefeito de Bogotá -8%- menos ainda.

3. No final será uma eleição dos dois mais importantes personagens políticos: Uribe, ex-presidente, e Santos, presidente, e de um só tema as FARC. Eleição 15 de junho. Em mais 10 dias com a decantação da opinião pública é que se poderá saber de tendências. Afinal, Zuluaga e Santos somados alcançaram 54% no primeiro turno! Menos que abstenção e menos ainda se somada aos votos brancos e nulos -10%.