JORNAIS NO MUNDO: 24% LEEM EM PLATAFORMAS DIGITAIS QUE SÓ RESPONDEM POR 7% DAS RECEITAS!

(Folha de SP, 14) 1. Embora a publicidade digital continue a crescer, ela ainda corresponde a uma fatia pequena do total de receitas da indústria de jornais no mundo, segundo o relatório de 2014 sobre tendências jornalísticas divulgado nesta semana pela World Association of Newspapers and News Publishers, entidade do setor.  Globalmente, 93% de suas receitas ainda são originadas das versões impressas. Cerca de 2,5 bilhões de pessoas no mundo consomem o produto impresso, enquanto 800 milhões usam plataformas digitais, segundo o levantamento.

2. Em 2013, a circulação dos impressos cresceu 2% no mundo na comparação com o ano anterior. No intervalo de cinco anos, porém, houve queda de 2%.  Nos países que abrigam uma classe média crescente e baixa penetração de banda larga, a circulação do impresso continua a crescer significativamente na comparação com mercados já maduros, cujas audiências se inclinam para o meio digital.

3. A região em que houve maior expansão da circulação foi a América Latina, com alta de 2,56% em 2013 em relação ao ano anterior. Na mesma tendência, a Ásia avançou 1,45%. A América do Norte, por outro lado, registrou recuo de 5,29%, assim como a Europa (5,20%). O documento também sinaliza que a circulação digital paga subiu 60% em 2013. A alta nos últimos cinco anos foi de mais de 2.000%, devido à pequena base de comparação em um segmento relativamente novo.