EXERCÍCIO PARA PROJETAR OS RESULTADOS E NECESSIDADES ELEITORAIS PARA PRESIDENTE!

1. Muito mais simples e efetivo para projetar as necessidades eleitorais dos candidatos é trabalhar com porcentagens nas regiões estratégicas. Vejamos projetando os números atuais de pesquisas de Dilma x Aécio no primeiro turno. Uma hipótese apenas.

2. O Nordeste tem 27,7% dos eleitores. Se Dilma abrir sobre Aécio 30 pontos, livra uma vantagem de 8,3 pontos em nível nacional. Minas Gerais tem 10,2% dos eleitores.  Se Aécio abrir 30 pontos sobre Dilma, livra 3 pontos. S. Paulo tem 21,7% dos eleitores. Se Aécio abrir 10 pontos sobre Dilma, terá 2,2 pontos de vantagem, arredondando.

3. Isolando estas 3 regiões, Dilma ainda tem a vantagem de 8,3 – (3 + 2,2) = 3,1 pontos.

4. Suponha que no restante do Sudeste a eleição fique empatada. Suponha que no Sul Aécio livre 10 pontos sobre Dilma. O Sul tem 14,3% dos eleitores o que daria para Aécio 1,4 pontos de vantagem.

5. Com isso, Dilma ainda teria vantagem de 1,7 pontos.  O Norte tem 8,4% dos eleitores. Suponha que Dilma tenha vantagem de 20 pontos. São 1,6 pontos de vantagem. O saldo seria favorável a Dilma em 3 pontos.

6. O Centro-Oeste tem 7,5% dos eleitores. Suponha que Aécio ganhe de Dilma aqui por 20 pontos. São 1,5 pontos de vantagem. Saldo geral 1,5 pontos a favor de Dilma.

7. São apenas hipóteses usadas como exemplo. Cada um, em especial a assessoria próxima dos candidatos, deveria usar as porcentagens objetivas do eleitorado por região e grandes estados e aplicar suas próprias hipóteses em cada pesquisa confiável que receber.

8. E assim definir a concentração de esforços regionais dos candidatos de forma a reduzir a diferença ou ampliar a diferença conforme cada caso, cada região.