26 de outubro de 2012

2012 TEVE A MARCA DA RENOVAÇÃO POLÍTICA!

1. Analisando capital a capital, 2012 teve a marca da renovação política. Exceções, como sempre, justificam a regra.  Essa foi a resposta possível que o eleitor deu como reação aos desmandos na política, capitaneados pelo mensalão do PT.

2. SP é um exemplo. A campanha de Haddad apontou na direção certa. A alternativa do PT, a ele, apesar das pesquisas pré-eleitorais, não teria essa marca. Lula acertou na escolha, mas se pensa que transferiu votos está redondamente enganado. Nesse sentido, Dilma ainda tem a marca da renovação. Ainda…

3. Em Porto Alegre foi assim com o vice que havia assumido. Em Florianópolis idem. Em Curitiba da mesma forma. No Rio esse sinal vinha de 2008 e foi confirmado pela mesmíssima disjuntiva. Belo Horizonte foi uma disputa entre 2 ex-prefeitos. Salvador, a tentativa de atacar o passado ainda não colou, pela clara marca de renovação -de idade e conteúdo- de quem lidera.

4. Assim foi também em Recife e está sendo em Fortaleza. Belém aponta na mesma direção.  Vitória da mesma forma. Os casos de Manaus e Aracaju, apenas afirmam que há um valor maior em relação à renovação: a incompetência do governo que termina.

5. Se esse é um processo que permanecerá em 2014, é difícil prever. Mas que todos os interessados devem se prevenir, ah…, isso devem.

* * *

CRESCIMENTO DOS VOTOS BRANCOS E NULOS NAS GRANDES CIDADES!

(Jairo Nicolau – Folha de SP, 25) 1.  O que chama a atenção é o alto contingente de brancos e nulos nas quatro maiores cidades do país em 2012. Os números são bem mais altos do que a média nacional. Os percentuais foram significativos em São Paulo (19% para vereador; 13% para prefeito), Rio de Janeiro (17%; 14%), Belo Horizonte (17%; 15%) e Salvador (14%; 14%). O que intriga é que mesmo com eleições altamente disputadas para prefeito nestas cidades (a exceção é o Rio de Janeiro), mais de 10% dos eleitores que foram às urnas anularam e deixaram os votos em branco.

2. (Ex-Blog) Seria importante comparar com pesquisas para vereador nessas cidades. No Rio, por exemplo, dois dias antes da eleição, 40% dos eleitores diziam não ter candidato. Pode-se supor que quase a metade destes votou branco/nulo. E que a outra metade votou qualquer coisa, como “voo da madrugada” (‘santinhos’ eleitorais espalhados no chão, próximo a seções eleitorais para o eleitor que vota pegando qualquer papel).

* * *

RIO: CEDAE COBRA TAXA PARA INFORMAR SE PODE OU NÃO INSTALAR HIDRÔMETRO EM RESIDÊNCIA! 

(CF) 1. Essa taxa esta sendo cobrada de janeiro deste ano para conseguir uma informação da CEDAE para saber se pode ou não instalar um hidrômetro na residência. Leia na pagina da Cedae.  Solicitar via Internet sua Declaração de Possibilidade de Abastecimento (DPA) e a Declaração da Possibilidade de Esgotamento (DPE) para NOVOS EMPREENDIMENTOS.

2. Mas, atenção:  A retirada das declarações (DPA/DPE) será cobrada a partir de 1º de janeiro de 2012, sendo fixado o valor mínimo de R$ 2.500,00 (dois mil e quinhentos reais) por declaração ou valor superior obtido, tendo  como base de cálculo R$ 50,00 (cinquenta reais) por unidade  habitacional, industrial ou comercial, integrantes do empreendimento objeto da consulta.

* * *

PESQUISAS DIVULGADAS DIA 25 DÃO ROMNEY NA FRENTE!

REAL CLEAR POLITICS:

Conheça.