Prefeitura do Rio e COB assinam contrato de cessão do Parque Aquático Maria Lenk

A Prefeitura do Rio e o Comitê Olímpico Brasileiro (COB) assinaram o termo de cessão para utilização do Parque Aquático Municipal Maria Lenk, localizado na Barra da Tijuca. A solenidade foi realizada no Palácio da Cidade, em Botafogo, e contou com presença do Prefeito Cesar Maia, presidente do COB, Carlos Arthur Nuzman, secretários municipais e membros da Confederação Brasileira de Esportes Aquáticos, além de esportistas olímpicos e para-olímpicos de diversas modalidades.

O Prefeito Cesar Maia afirmou que o contrato de cessão do Parque Aquático Maria Lenk ao COB, com duração de 20 anos, é garantia do uso adequado do equipamento. “Licitar um equipamento olímpico, e a empresa vencedora dar a ele uso olímpico e não olímpico, não tem o mesmo valor de retorno para o investimento do que a própria Confederação, o próprio Comitê Olímpico Brasileiro assumir o equipamento. Isso significa um investimento com o foco olímpico, que terá uso olímpico”, explicou.

Segundo o Prefeito, faltam apenas alguns detalhes jurídicos a acertar para que o Velódromo, que integra o complexo da Arena Esportiva da Barra, seja também administrado pelo COB, com um contrato nos mesmos moldes. “Esses dois contratos, do Parque Aquático e do Velódromo, dão
ossatura ao investimento, retorno olímpico e aumentam nossas chances na disputa para sediar as Olimpíadas de 2016”, ressaltou Cesar Maia.

O presidente do COB, Carlos Arthur Nuzman, elogiou o esforço da Prefeitura na construção de equipamentos olímpico com qualidade reconhecida no mundo todo. “Desde que trouxemos o desejo de que o Pan-Americano qualificasse o Rio de Janeiro, que não tinha instalações esportivas no nível em que precisávamos, o Prefeito entendeu a mensagem e construiu instalações que hoje são aplaudidas no mundo todo”, avaliou Nuzman.

“Nunca tivemos um equipamento olímpico dentro das nossas questões de organização. Porém, o esforço da Prefeitura e os benefícios que a cessão trará ao esporte brasileiro nos fizeram trazer o desejo de ter o Parque Aquático sob a administração do COB”, finalizou.

Uma empresa especializada será contratada pelo COB para desenvolver o modelo de gestão do Parque Aquático Maria Lenk, que deverá, entre outras finalidades, sediar cursos, seminários na área esportiva, servir para treinamento de atletas e abrigar atividades de cunho social ligadas ao
esporte.