08 de janeiro de 2013

BRASIL: A QUESTÃO FISCAL E AS ELEIÇÕES!

1. O ano de 2013 abriu com a maquiagem feita pelo governo Dilma nas contas públicas federais. Se no Brasil se adotasse o mesmo critério para o cálculo do déficit fiscal dos demais países, ou seja, incluindo o pagamento do serviço da dívida como despesa (e limpando a maquiagem), o resultado seria de um déficit nominal de, pelo menos, -3% do PIB, um valor considerado extremo limite na Europa.

2. Matérias na imprensa, a crítica de economistas de renome, pedido de comissão especial pela oposição no Congresso, etc., destacam a maquiagem e calculam esta em mais de 200 bilhões de reais. Mas nada disso tira nem dá um voto ao governo ou a oposição. O que interessa são as consequências do resultado fiscal não ser um superávit primário (excluindo o serviço da dívida) de + 3% do PIB e sim um déficit nominal de -3% do PIB.

3. Se essa manipulação fiscal produzir um movimento inflacionário de 1 ponto, para 6,5%, e algum reaquecimento da economia, com crescimento de uns 3% do PIB (excluindo o efeito estatístico do carregamento de 2012 no primeiro trimestre de 2013), o governo sairá vencedor com sua manipulação e abrirá forte 2014.

4. Mas se os desdobramentos da maquiagem fiscal sobre a economia atingirem de forma mais intensa a inflação (digamos para acima de 7%), aprofundarem a desconfiança dos empresários e, com isso, a “recessão” dos investimentos, se o PIB continuar quase do mesmo tamanho (excluindo o efeito estatístico do carregamento no primeiro trimestre), aí então a “economia” entra como um fator favorável à oposição em 2014.

5. Portanto, o noticiário sobre maquiagem/manipulação fiscal, por mais que permaneça destacado pela imprensa, nada afetará a decisão de voto. Seus desdobramentos sim. É ter paciência e aguardar o segundo trimestre de 2013 e avaliar.

* * *

RIO! BARRA, RECREIO, VARGENS, ITANHANGÁ: CRESCE A CRIMINALIDADE!

A. Instituto de Segurança Pública (ISP), AISP 31: Barra, Recreio, Vargens e Itanhangá.

A.1. Janeiro a Outubro. Roubos e Furtos. 2006, governo anterior: 6.824 / 2012: 7.701 / Crescimento 12,8%.

A.2. Janeiro a Outubro. Pela ordem: 2006 e 2012. Roubo a Estabelecimento Comercial 75 e 92 ou +22,6% / Roubo a Residências: 39 e 48 ou +23%.

B. (Globo Barra, 03) Ainda são altos os indicadores de criminalidade da Barra e do Recreio. As associações de moradores e de comerciantes da Barra e do Recreio acreditam que a principal solução para diminuir esses números é aumentar os efetivos tanto de PMs quanto de policiais civis na área. A população do Recreio não para de crescer. Em vez de a delegacia acompanhar esse ritmo, acontece o contrário. Chegou o momento de dar um basta nesse déficit — enfatiza Alexandre Fontes, vice-presidente da Associação dos Moradores do Recreio (Amor). Todos os policiais da academia vão para as UPPs (Unidades de Polícia Pacificadora). Pedimos à Secretaria de Segurança que sejam encaminhados aos batalhões da cidade 30% desses recém-formados. Os outros 70% ficariam nas UPPs, programa que nós apoiamos.

* * *

DR. MARCO AURÉLIO GARCIA ABRE ESCRITÓRIO DE ONCOLOGIA E CLÍNICA GERAL!

1. Marco Aurélio Garcia –ministro de relações exteriores bolivarianas- atropelou o Itamarati, que se sentiu ultrapassado em suas funções clássicas, indo avaliar a situação clínica do presidente Chávez para dar pareceres diretamente à presidenta Dilma. E –não satisfeito- assumiu o papel de jurista, interpretando a constituição bolivariana.

2. Marco Aurélio Garcia disse nesta segunda-feira (07) que o governo brasileiro “não vê instabilidade” na Venezuela por conta do agravamento do estado de saúde do presidente Hugo Chávez.  Ao comentar sobre as incertezas em relação às condições de Chávez de comparecer à cerimônia de posse para seu novo mandato, marcada para quinta-feira, Garcia citou a Constituição venezuelana. Segundo ele, a Constituição dá prazo de 90 dias, prorrogáveis por mais 90 dias, para que o presidente assuma o cargo.

3. Já na Venezuela a oposição diz que, caso Chávez não compareça à cerimônia, o presidente da Assembleia Nacional deve assumir a presidência interinamente. Essa é também a opinião de todos os juristas venezuelanos consultados.

4. Garcia –já com seu jaleco branco médico com o estetoscópio como colar- disse que esteve em Cuba para “conferir” (sic) o estado de saúde de Chávez, que é grave, mas sem a possibilidade de previsões.

* * *

AMAR OS LIVROS!

(Fernando Tuesta – La Republica, 04) 1. Julio Ramón Ribeyro, em “O amor pelos livros”, diferenciava o bom leitor do amante dos livros. Enquanto o primeiro se relacionava com os livros pragmaticamente, os utiliza e os esquece, o amante dos livros estabelece um relacionamento físico com eles. O livro não é um conjunto de páginas impressas, mas um corpo que não só tem que ser lido, mas cheirado, sentido, alinhado em uma estante e incorporado a esse patrimônio tão pessoal.

2. Considero-me nesse segundo grupo. Como recorda Ribeyro, quando um de nós compra um livro, o toca, vira as páginas, sente seu cheiro, muitas vezes não quer que seja embalado, coloca o seu nome e o encapa, pois deve ser bem cuidado e mostrar que tem dono. Os amantes de livros são, também, aqueles que colocam notas, destacam as linhas mais relevantes, que fazem com que seja um exemplar único. Essa relação de posse fica clara em sua recusa e horror em emprestar um livro. Mas da mesma forma, não gosta de pedir emprestado, pois essa relação física se perde.

3. Mas o que é mais necessário é ter espaço para eles. Ao passar de uma prateleira para uma estante, de uma estante para um conjunto delas, você acaba tendo uma biblioteca particular. Nem todos podem. Mas mesmo para aqueles que têm essa sorte, o problema não desaparece. Então você tem que tomar medidas drásticas, livrar-se de alguns livros. Como qualquer amputação, o resultado é doloroso. A verdade é que com o tempo, você percebe que alguns livros já não interessam ou que você não voltará a lê-los. Assim, de vez em quando, eu faço um repasse de livros. Agora eu me desprendo desses livros sem culpa. Eu os doo a alguma biblioteca.

* * *

FERIADOS NACIONAIS E PONTOS FACULTATIVOS EM 2013!

(Portaria da Ministra do Planejamento, 03) I – 1º de janeiro, Confraternização Universal (feriado nacional);  / II – 11 de fevereiro, Carnaval (ponto facultativo);  / III – 12 de fevereiro, Carnaval (ponto facultativo);  IV – 13 de fevereiro, quarta-feira de Cinzas (ponto facultativo até as 14 horas);  V – 29 de março, Paixão de Cristo (feriado nacional); / VI – 21 de abril, Tiradentes (feriado nacional);  VII – 1º de maio, Dia Mundial do Trabalho (feriado nacional);  VIII – 30 de maio, Corpus Christi (ponto facultativo);  / IX – 7 de setembro, Independência do Brasil (feriado nacional); X – 12 de outubro, Nossa Senhora Aparecida (feriado nacional);  / XI – 28 de outubro, Dia do Servidor Público – art. 236 da Lei nº 8.112, de 11 de dezembro de 1990 (ponto facultativo); / XII – 2 de novembro, Finados (feriado nacional); / XIII – 15 de novembro, Proclamação da República (feriado nacional);  / XIV – 24 de dezembro, véspera de Natal (ponto facultativo após as 14 horas);  / XV – 25 de dezembro, Natal (feriado nacional); eXVI – 31 de dezembro, véspera de Ano Novo (ponto facultativo após as 14 horas).