11 de novembro de 2013

PSDB: A HISTÓRIA SE REPETE… LEMBRAR KARL MARX EM “O 18 BRUMÁRIO DE LUIS BONAPARTE”!

1. No último trimestre de 2005, ano do mensalão do PT, a avaliação de Lula caiu para o entorno de 30% de ótimo+bom e 30% de ruim+péssimo. As provas documentadas na CPI (vide depoimento de Duda Mendonça) abriam um processo de impeachment do presidente. A alta direção do PSDB, preocupada com a reação que viria, adotou como lema de orientação: “Deixa ele sangrar”.

2. E iniciou uma disputa interna no PSDB para ver quem seria “nomeado” presidente da república. Essa disputa gerou uma paralização da oposição, que passou a ciscar para dentro. As informações vazadas para a imprensa priorizavam o tema: quem será o candidato do PSDB? A intenção de voto pelo Datafolha em 15/12/2005 dava a Serra 36% e a Lula 29%, mesmo número de sua avaliação positiva.

3. Finalmente, quando o PSDB decidiu, depois de idas e vindas e no simbólico mês de março (2006), a contraofensiva de Lula já havia resultado. Em 07/04/2006 o Datafolha dava a Lula 37% de ótimo+bom e 23% de ruim+péssimo. A diferença entre aprovação e rejeição havia saído de 0% e subido para 14%. Foi o início da derrota.

4. Agora, em 2013, exatamente no mesmo último trimestre do ano anterior à eleição presidencial, a história se repete. Marx dizia que a primeira vez como tragédia e a segunda como farsa. E a data marcada para a decisão é o mesmo e simbólico mês de março. Todos os dias saem notas e entrevistas na imprensa. Vaidade? Ingenuidade? Suicídio?

5. Em matérias na Folha de SP (09) e Estado de SP (09), Serra compara o PSDB à Madame Bovary e diz que o partido padece de bovarismo. Lembre-se que Madame Bovary –desesperada com as dívidas que contraiu e o abandono de seus amantes- vai à drogaria, compra arsênico em pó, ingere e comete suicídio. A analogia encontrada por Serra é, no mínimo, de mau gosto e certamente injusta.

6. (Folha de SP, 09) 6.1. O ex-governador paulista José Serra fez ontem duras críticas ao PSDB. Ele usou o termo “bovarismo”, em referência ao romance “Madame Bovary”, de Gustave Flaubert, para descrever um dos problemas da sigla. “Me desculpem as mulheres, porque é mais complexo que isso, mas a madame Bovary queria ser aceita pelo outro. Ela vai à loucura, quebra a família, trai o marido com Deus e o mundo para ser aceita. E o PSDB tem um pouco de bovarismo, de precisar ser aceito pelo PT”, disse Serra durante palestra no Diretório Estadual do PSDB paulista.

6.2. Serra fez críticas veladas ao senador Aécio Neves (MG), favorito no PSDB para disputar a Presidência.  “O PT faz um leilão mal feito como o do campo de Libra. E o que faz o PSDB? Sai dizendo: Olha aí, eles sempre foram contra a privatização e agora estão fazendo a privatização’. Isso dá voto? Nenhum”, disse Serra. O paulista disse que, no PSDB, “se confunde o fato de que a economia deve ser aberta com a ideia de que o mercado vai resolver tudo”: “É um desvio do mercadismo”.

* * *

ORQUESTRA SINFÔNICA BRASILEIRA (OSB), ORQUESTRA RESIDENTE DA CIDADE DAS ARTES (DA MÚSICA)!

1. (Globo, 09) 1.1. Está mesmo acertado. A Orquestra Sinfônica Brasileira vai ocupar parte da Cidade das Artes, na Barra da Tijuca. A partir de janeiro, a OSB passará a contar com uma sala de ensaios e ainda salas contíguas, destinadas a atividades de produção e administrativas. Para a orquestra, a mudança põe fim a uma angustiante espera, que se arrastou por mais de uma década, desde que o complexo teve o seu projeto lançado, em 2002, com o propósito de servir de sede à orquestra.

1.2. A transferência está agendada já para a segunda quinzena de janeiro. Em fevereiro, a OSB abrirá a temporada de concertos que fará na Cidade das Artes. Mas estará na nova casa antes disso: vai ocupar o gramado, em 14 de dezembro, em concerto do Projeto Aquarius.  — Teremos ali 65 datas. Além de uma série exclusiva de concertos para a Cidade das Artes, repetiremos lá programas feitos em outros lugares.

1.3. O presidente da Fundação Cidade das Artes, Emilio Kalil, explica que a OSB passará a ter um lugar com melhores condições técnicas para ensaios.  — Ela passa a ter um porto seguro para ensaiar. Em contrapartida, por essa residência, a orquestra fará aqui na Cidade das Artes cerca de 60 concertos e duas óperas. O início da temporada será em 8 de fevereiro, às 16h.

2. (Ex-Blog) Falta apenas confirmar que as 13 salas de aula (acústicas) -ou seja, o Conservatório da Cidade das Artes- poderão ser usadas pelos músicos/professores da OSB. Isso abre espaço para formação de talentos, para complementar a remuneração dos músicos/professores, com reserva pública para jovens de baixa renda. Importante lembrar os exemplos da Cité de La Musique em Paris e da Sala de Luxemburgo, onde parte significativa dos concertos das orquestras residentes é para Concertos da Juventude.

* * *

PERCEPÇÃO DOS JUDEUS EUROPEUS É QUE ANTISSEMITISMO CONTINUA!

1) Pesquisa da FRA (European Union Agency for Fundamental Rights) com  5847 judeus nos 8 países em que se estima que 90% dos judeus na União Europeia vivem (Bélgica, Alemanha, França, Hungria, Itália, Letônia, Suécia e Reino Unido).  Esses números representam: avaliação das manifestações de antissemitismo, de acordo com o país (% dos entrevistados que disseram que uma determinada forma de antissemitismo é “um problema muito grande” ou “um problema razoavelmente grande” no país).

2) 75% deles acham que há antissemitismo na internet / 59% acham que há na mídia / 54% acham que há em logradouros públicos / 50% dizem que há profanação em cemitérios judaicos / 45% dizem que há pichações antissemitas / 45% acham que há vandalismo contra construções e instituições judaicas / 44% acham o mesmo na vida política.

3) Curiosamente é na Alemanha onde a percepção de antissemitismo é a menor.

4) Tabela completa do resultado da pesquisa país a país e total.

5) Matéria completa no site da FRA.

* * *

IBOPE PERDE O MONOPÓLIO DE AUDIÊNCIA DE TV!

(Keila Jimenez – Outro Canal – Folha de SP, 11) 1. As quatro redes engajadas em ter um outro instituto para aferir audiência de TV no país, Band, Record, RedeTV! e SBT, prometem fazer um estardalhaço para anunciar a novidade. Os dirigentes dessas emissoras acordaram divulgar um anúncio em rede nacional, juntas, no mesmo horário, comunicando o público e os anunciantes da contratação do GfK, instituto alemão que pretende medir audiência no Brasil, fazendo frente ao Ibope.

2. Na próxima semana, dirigentes do GfK visitarão o país para um acerto final de ponteiros com as emissoras. A promessa é ter o contrato oficial assinado até o dia 30 de novembro. Só depois as redes farão o anúncio na TV. O prazo do instituto para colocar o serviço 100% em operação no país é de um ano após a assinatura do contrato. No entanto, os primeiros dados de audiência do GfK devem ser divulgados no primeiro semestre de 2014.