Estádio Olímpico João Havelange – Engenhão

Estádio João Havelange - Engenhão
Clique para ampliar a imagem.

O Estádio Olímpico João Havelange, popularmente chamado de Engenhão, é um estádio construído pela Prefeitura do Rio de Janeiro no antigo terreno da Rede Ferroviária Federal, no bairro do Engenho de Dentro, zona norte da cidade do Rio de Janeiro, para sediar as provas de atletismo e de futebol dos Jogos Pan-americanos de 2007.

Estádio João Havelange - Engenhão
Estádio João Havelange - Engenhão
Clique para ampliar as imagens.

O estádio foi arrendado pelo Botafogo F.R., que manda seus jogos de futebol no local e faz a administração de suas dependências. Tem capacidade total para mais de 46 mil pessoas e seu gramado tem dimensões de 105 x 68 m.

É considerado o estádio mais moderno da América Latina. Seu nome homenageia Jean-Marie Faustin Goedefroid de Havelange, membro do Comitê Olímpico Internacional e Presidente de Honra da FIFA.

Carta de João Havelange em agradecimento ao Cesar Maia.

Veja abaixo a Carta de João Havelange em agradecimento ao Cesar Maia.

“Rio de Janeiro, 14 de junho de 2007

Meu caro amigo prefeito Cesar Maia,

Me permito dizer-lhe, meu caro prefeito, que ontem ao assistir pela TV a apresentação do estádio que leva o meu nome todo iluminado, aquela imagem levou-me às lágrimas e o pensamento voltou-se para o meu caro amigo responsável por esse sentimento que estou vivendo. Demonstrando, assim, não somente a amizade que me oferece, mas também a homenagem que jamais esquecerei: a de haver dado o meu nome em tão importante praça de esporte.

Meu caro prefeito e amigo Cesar Maia, anos decorrerão e, enquanto vida tiver, nunca deixarei de lembrar desse momento que tanto me emocionou e que ficará eternamente como um elo de união entre nós.

Aproveito, como membro do Comité Internationale Olympique e do Comitê Olímpico Brasileiro, para agradecer por toda a sua dedicação à realização e êxito dos XV Jogos Pan-americanos, que irão se realizar em nossa cidade do Rio de Janeiro e sob sua égide.

Obrigado com grande carinho, respeito e admiração,

João Havelange.”