12 de setembro de 2016

OITO ESTRATÉGIAS ELEITORAIS!

Thomas Holbrook: Pensamentos selecionados de seu livro: “As campanhas são importantes?”

1. Como o valor da informação diminui com o aumento do volume de informações, os eventos que acontecem no início do período de campanha têm um potencial maior de influenciar os eleitores do que os eventos que ocorrem na parte final. “Lei” do rendimento decrescente das informações.

2. A opinião básica sobre os candidatos não vai mudar na fase final.

3. Os partidos na campanha não são fonte de informação. A campanha é centrada no candidato.

4. O eleitor conservador é mais constante que o de esquerda.

5. Os últimos a decidir (indecisos) não tendem a votar no candidato do governo.

6. Regra básica: nunca pise em sua própria história.

7. Debate só tem importância em disputa muito acirrada.

8. Expectativa de quem vai ganhar pode influenciar indecisos na reta final.

* * *

DATAFOLHA/UOL (11): PERCEPÇÃO DOS ELEITORES DO RIO SOBRE PERFIL DOS CANDIDATOS A PREFEITO!

1. O que mais defenderá os ricos: Pedro Paulo (PMDB): 19%; Flávio Bolsonaro (PSC): 11%; Marcelo Crivella(PRB): 9% / O que faz mais promessas que não pode cumprir: Pedro Paulo (PMDB): 20%; Marcelo Crivella (PRB): 10%; Jandira Feghali (PCdoB): 6%; Flávio Bolsonaro (PSC): 5%

2. O mais inteligente: Marcelo Crivella (PRB): 27%;  Marcelo Freixo (PSOL): 10%;  Flávio Bolsonaro (PSC): 8%;  Jandira Feghali (PCdoB): 6%; Índio da Costa (PSD): 6%;  Pedro Paulo (PMDB): 5% / O mais indeciso: Pedro Paulo (PMDB): 9%;  Índio da Costa (PSD): 7%;  Marcelo Crivella (PRB): 6%;  Flávio Bolsonaro (PSC): 6%;  Jandira Feghali (PCdoB): 5%; Carlos Osorio (PSDB): 5%; Cyro Garcia (PSTU): 5%.

3. O mais realizador:  Marcelo Crivella (PRB): 29%;  Marcelo Freixo (PSOL): 6%;  Pedro Paulo (PMDB): 6%;  Jandira Feghali (PCdoB): 5%; / O mais moderno e inovador: Marcelo Crivella (PRB): 15%; Índio da Costa (PSD): 10%; Marcelo Freixo (PSOL): 9%; Pedro Paulo (PMDB): 9%;  Flávio Bolsonaro (PSC): 8%; Jandira Feghali (PCdoB): 5%.

4. O que mais defenderá os pobres:  Marcelo Crivella (PRB): 33%; Jandira (PCdoB): 10%; Marcelo Freixo (PSOL): 7% / O mais autoritário: Flávio Bolsonaro (PSC): 28%; Marcelo Crivella (PRB): 9%; Pedro Paulo (PMDB): 9%; Jandira Feghali (PCdoB): 5%   

5. A pesquisa quis saber dos eleitores ainda qual dos candidatos está se saindo melhor na propaganda eleitoral. Veja abaixo os resultados (estão listados apenas os candidatos que obtiveram mais de 5% das menções): Marcelo Crivella (PRB): 27%; Pedro Paulo (PMDB): 13%; Índio da Costa (PSD): 13%; Jandira Feghali (PCdoB): 10%; Flávio Bolsonaro (PSC): 6%; Marcelo Freixo (PSOL): 5%