15 de outubro de 2020

AULAS MAGISTRAIS DE TOMADAS DE DECISÕES!  FILMES  “DESTINO DE UMA NAÇÃO” E “THE POST”!

1. Oos filmes “Destino de uma Nação” e “The Post” deveriam ser usados nas aulas de administração, MBA…, na medida em que tratam do ponto crucial para a gestão, seja privada ou pública, em todos os campos e de todos os tipos.

2. Esse ponto fulcral é o processo de TOMADA DE DECISÕES, especialmente num ambiente, num cenário, de ampla incerteza e alto risco.

3. Por mais que os livros de administração e gestão abordem este tema, não conseguem alcançar a complexidade da realidade viva e vivida.

4. Os diretores Joe Wright e Steven Spielberg tratam de momentos complexos como o pré-Segunda Guerra Mundial e a liberdade de imprensa, quando os líderes ao meio de pressões externas e internas e conflitos com suas equipes tomam decisões que poderiam comprometer o Reino Unido e o ocidente, mudando a dinâmica do poder em nível mundial e a sobrevivência do jornal Washington Post e da própria liberdade de imprensa, se dobrando ao interesse do governo dos Estados Unidos.

5. Com a Alemanha nazi penetrando no norte da Europa e a desmontagem das grandes lideranças britânicas e primeiros ministros, Churchill, que antecipou por anos os riscos da emergência nazi, é convidado pelo Rei a assumir o poder. Organiza um governo de união nacional com a oposição trabalhista e com os ex-primeiros ministros, seus desafetos.

6. E tem um tempo exíguo, de dias -num quadro de total incerteza- para tomar a decisão de buscar um acordo com a Alemanha, defendido pelos ex-primeiros ministros que fazem parte de seu gabinete, ou romper com esta possibilidade e declarar guerra. Ao meio disso, seu exército está acuado nas praias de Dunquerque e não há frota para resgatar quase 400 mil homens.

7. No limite, Churchill, com apoio do Rei, convoca os barcos de todos os tipos -uma frota civil- para fazer este resgate e vai ao Parlamento declarar guerra à Alemanha. E toma a Decisão solitariamente, na medida em que os países europeus estavam imobilizados, os Estados Unidos se negavam a entrar na Guerra e a União Soviética tinha um tratado de não agressão com a Alemanha. E seu gabinete pressionava contra.

8. Joe Wright desenha em detalhes este cenário e Gary Oldman incorpora Churchill.

9. The Washington Post, um jornal de pequeno porte na época, enfrenta o desafio de investigar simultaneamente ao The New York Times como este acessou informações secretas sobre a Guerra do Vietnam. Depois do falecimento do dono do Washington Post, sua esposa, Kay Graham, assume a direção ao lado do editor Ben Bradley.

10. O cenário é de alto risco. Sem a estrutura do NYT, realizar uma investigação que terminou chegando ao conjunto dos documentos sobre os erros sequenciais de todos os governos de Truman a Johnson em relação ao Vietnam e as mentiras que usaram. Ao chegar aos documentos, Kay Graham -Meryl Streep- vive um drama de consciência pela amizade pessoal que ela e seu marido mantiveram e ela mantinha com McNamara.

11. A justiça americana proíbe o NYT de continuar com as matérias e aceita uma ação criminal proposta por Nixon pelos riscos que enfrenta o país com a abertura de documentos secretos. Os advogados do Post e a maioria de seu conselho de administração pressionam duramente Graham para não publicar os documentos. Bradley a apoia. O risco seria a falência e o fechamento de seu jornal.

12. Graham tem que tomar uma decisão sob quíntupla pressão: do governo Nixon, da justiça, de sua consciência pela amizade com McNamara, dos advogados e do conselho de administração do jornal. No final, no limite, ela toma a decisão de publicar os documentos e enfrentar o governo e a justiça. E Toma a Decisão solitariamente. A Justiça, por 6 x 3, apoia as teses do POST e do NYT em defesa da liberdade de imprensa.

13. As faculdades de administração, os MBAs, os mestrados e doutorados deveriam passar os filmes em auditório com debates simultâneos entre professores e alunos, com as interrupções necessárias para aprofundar os detalhes.