21 de março de 2013

CNI-IBOPE ADIANTA PESQUISA PARA AJUDAR A DILMA!

1. A pesquisa CNI-IBOPE foi antecipada para pegar o impacto da ida de Dilma à TV anunciar a redução dos preços na Cesta Básica. Aliás, uma tática conhecida e que é repetida nos Estados: logo após os comerciais do partido com seus candidatos a governador colocam pesquisas na rua e divulgam. Mas os amigos do presidente fazerem isso usando rede obrigatória de TV para reforçar a presidente através da imprensa, divulgando a pesquisa, é a primeira vez.

2. Conheças as datas das últimas pesquisas: De 20 a 23 de março de 2011 / De 16 a 19 de março de 2012 / De 08 a 11 de março de 2013.

* * *

QUEM GANHA O GOVERNO GANHA TUDO!

1. No Brasil o presidencialismo vertical produz um paradoxal efeito de parlamentarismo. Quem vence a eleição para presidente, governador e prefeito das capitais passa a contar com ampla maioria em seguida. A adesão é produto da alta volatilidade dos mandatos. Em cada eleição, de 40% a 50% dos deputados e vereadores não se reelegem.

2. Na medida em que o peso político e ideológico vai sendo diluído dentro do pragmatismo, a força centrípeta dos governos, ao distribuir cargos e intervenções e aproximar os deputados e vereadores dos patrocinadores, num ato mágico se ganha a eleição num momento e no dia seguinte se tem ampla maioria nas casas legislativas.

3. Em Pernambuco só 22,5% dos deputados estaduais são independentes do governador. Em São Paulo 26,5% são independentes. Em Minas Gerais 19,5%. No Estado do Rio –teoricamente 15,7%- podendo chegar a 24,3% caso o PT saia do governo. Na cidade do Rio de Janeiro 18,6%. E por aí vai.

4. Mas essa ampla maioria –ao se estar próximo à campanha eleitoral- tende a diminuir, na medida em que todos passam a ser adversários de todos no sistema de voto proporcional aberto como o nosso.  E se desintegra se a situação do governo for de impopularidade.

* * *

AS HIDRELÉTRICAS FIO D’ÁGUA! SAI O ENGENHEIRO E ENTRAM ADVOGADO E ECONOMISTA!

(Luiz Pinguelli Rosa, Diretor Coppe-UFRJ – Jornal dos Economistas, março 2013) 1. As Usinas Hidrelétricas não estão mais sendo feitas com reservatório. O lago é mínimo. Essa discussão toda sobre Belo Monte é sobre o lago, e o lago não existe, é praticamente o rio. As usinas do Rio Madeira também não têm, então não há armazenamento nenhum de água, só usa a água que passa, são as hidrelétricas fio d’água.

2. Não vai haver racionamento, porque as termelétricas seguraram bem o sistema. Mas, claro, vamos pagar um preço na conta de luz com essa MP.

3. Hoje há uma deterioração técnica das empresas em geral, incluindo as estatais, e isso vai ser agravado pela redução tarifária. Passou-se de uma cultura técnica, do engenheiro elétrico, que é histórica, do tempo da criação dessas empresas, para uma filosofia de gestão, que é uma combinação de advogados e economistas, tecnicamente nefasta, que vê mais o rendimento e os contrastes do que os fios e transformadores.

4. Essa redução ficou às expensas principalmente da Eletrobrás, que é uma holding, e de suas geradoras Chesf, Furnas e Eletronorte. Elas tiveram uma queda de receita beirando os 70% porque tem muitas hidrelétricas antigas. Essas hidrelétricas estavam gerando mais ou menos a uns 80 reais o MW/h, e passaram a gerar a menos de 10 reais, em alguns casos. Essas usinas vão passar por dificuldades.

* * *

PEW RESEARCH! CATÓLICOS SÃO 50% DOS CRISTÃOS! MUÇULMANOS SÃO 50% A MAIS QUE CATÓLICOS!

1. Os Cristãos somam 2,2 bilhões de pessoas, ou 32% da população mundial. Os Católicos representam quase 50% do total dos Cristãos, ou 1 bilhão e 94 milhões. Uns 37% são Protestantes/Evangélicos. Os Ortodoxos –Gregos, Russos…- são 12%. Mórmons, Testemunhas de Jeová e Ciência Cristã 1%.

2. Distribuição dos Cristãos. América do Norte 12,3% / Europa 25,6% / América Latina e Caribe 24,4% / Ásia 13,1% / África Subsaariana 23,8% / Norte da África-Oriente Médio 0,6% /

3. Por País: EUA 243 milhões, Brasil 179 milhões, México 108 milhões, Rússia 105 milhões, Filipinas 87 milhões, Nigéria 78 milhões, China 68 milhões, Congo 64 milhões, Alemanha 57 milhões, Etiópia 52 milhões, etc.

4. Muçulmanos são 1,6 bilhão, 50% a mais que os Católicos e 72% dos Cristãos. A pesquisa, que envolveu mais de 38 mil entrevistas cara-a-cara em mais de 80 línguas, considera que, além da convicção generalizada de que só há um Deus e que Maomé é Seu Profeta, uma grande percentagem de muçulmanos de todo o mundo compartilha outros artigos de fé, incluindo a crença nos anjos, céu, o inferno e o destino (ou predestinação). Embora haja um amplo acordo sobre os princípios fundamentais do Islã, no entanto, os muçulmanos ao longo dos 39 países e territórios pesquisados diferem significativamente em seus níveis de compromisso religioso, a abertura a múltiplas interpretações de sua fé e de aceitação de várias seitas e movimentos.

5. Judeus são cerca de 15 milhões ou 0,2% da população mundial. Os Judeus nos EUA se dividem em Ortodoxos, Conservadores, Reformistas e Reconstrucionistas.  Nos EUA são 6 milhões. No Oriente Médio e África do Norte são 6 milhões. Europa 1,4 milhão. América Latina 470 mil. Ásia 200 mil. África Subsaariana 100 mil.