22 de abril de 2013

PARAGUAI: LUGO ERA ‘TIGRE DE PAPEL’!

1. A destituição do presidente Lugo pelo Congresso do Paraguai foi traduzida pela família bolivariana como um golpe contra um grande líder popular. Nenhum tipo de constrangimento Lugo sofreu. Movimentou-se com liberdade total. Deu quantas entrevistas entendeu à imprensa. E finalmente se garantiu a ele o direito de se candidatar a Senador agora em 2013.

2. A eleição de Senador no Paraguai tem a mesma característica da de Presidente da Republica. Vota-se numa lista onde só aparece o nome do cabeça da lista e seu número. E a base é todo o país, exatamente como a de Presidente. O Presidente eleito Horacio Cartes obteve uns 46% dos votos e a lista de sua Senadora Lilian Samaniego na cabeça uns 35%.

3. O liberal Efraim Alegre veio em segundo para Presidente com uns 37% dos votos e a lista de seu Senador Blas Llano uns 25%.

4. Lugo puxou a chapa de senador e fez uma dobradinha informal com um popular apresentador de TV para presidente Mário Ferreiro, que teve todo o apoio da família bolivariana. A chapa do senado com Lugo na cabeça obteve menos de 10% dos votos, Ferreiro 5% e o candidato a presidente da Frente Guazu, de Lugo, obteve 3,5%. Com tudo agregado o tamanho da família bolivariana não atingiu nem 10%.

5. Os Colorados voltam ao poder. São 40 anos com o interstício de Lugo. Seu candidato Horacio Cartes nunca votou (voto voluntário) e o fez pela primeira vez agora em 2013. Já esteve comprometido até a alma com contrabando de fumo/cigarro e problema de lavagem de dinheiro, que lhe valeu alguns meses de prisão.

6. Cartes -nas circunstancias do fracasso da família bolivariana- passou a ser o candidato preferencial dos governos do Brasil e da Argentina. As portas para a normalização da situação do Paraguai -Mercosul…-  estão mais que abertas: estão escancaradas.

                      * * *

PARAGUAI: UM CASO EXEMPLAR DE VOTO ÚTIL!

1. Desde quarta-feira que se difundiu no Paraguai que a eleição estava milimetricamente empatada. A manchete dos jornais de ontem, domingo da eleição, foi geral: cabeça a cabeça.    Nas ruas se ouvia aonde se chegava: está empatado, está indefinido, não se sabe quem ganha.

2. Resultado: o voto útil mais à esquerda saiu de seus candidatos -Mário Ferreiro que tinha uns 12% ou mais, para 5% e Carrilho de 5% ou mais para 2% ou menos e migrou para Cartes.

3. A tática do PLRA -liberais- de exaltar o empate imaginando que a sua curva ascendente só tenderia a crescer com esta informação saiu pela culatra. Os votos úteis saíram dos demais para Cartes para derrotar Efraim por margem folgada.

4. Sublinhe-se que a votação projetada para Efraim, do PLRA, se confirmou nas urnas. A de Cartes é que cresceu uns 12 pontos com o voto útil dos eleitores dos demais. Ou seja: se a curva tivesse ocorrido em cima da eleição e se os demais candidatos continuassem com a expectativa de ultrapassar os liberais, o resultado teria sido aquele apertado que se previa. Para um lado ou para o outro.

5. Vivendo e aprendendo.

                      * * *

GOVERNO PRIVADO: A PRIVATIZAÇÃO DA SAÚDE “PÚBLICA”! DESVIO NOS HOSPITAIS! COM EMPRESA, VAI PIORAR!

(Globo, 20) 1. Depois de fazer uma devassa ao longo dos últimos dois anos, o Ministério da Saúde rastreou um rombo de R$ 47,8 milhões provocado por contratos irregulares ou mal gerenciados, firmados entre 2005 e 2011, em seis hospitais federais do Rio de Janeiro. O Departamento Nacional de Auditoria do Sistema Único de Saúde (Denasus) relaciona 36 servidores e 35 empresas que terão a conduta investigada e poderão até mesmo perder o direito de participar de novas licitações.

2. O Denasus, em colaboração com a CGU, encontrou uma avalanche de obras e serviços com preços superfaturados nos hospitais de Bonsucesso, do Andaraí, de Ipanema, Cardoso Fontes (Jacarepaguá), da Lagoa e dos Servidores do Estado.

3. O ministro essa saúde anunciou que, até o fim do ano, o Ministério da Saúde passará a gestão das seis unidades federais do Rio para a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares. A empresa já administra os hospitais universitários em todo o país e terá uma subsidiária no estado.

4. (Ex-Blog) Com empresa agora mesmo que ninguém vai segurar as irregularidades. Argh!!!!!!

                      * * *

NOTAS ECONÔMICAS BRASILEIRAS!

1. Rolf Kuntz é Doutor pela USP.  O Brasil manterá o passo errado nos próximos cinco anos e – avançará bem menos que outros emergentes até 2018, segundo projeções do Fundo Monetário Internacional (FMI). Sua inflação continuará mais alta e suas contas externas deverão piorar nesse período, com o déficit em transações correntes passando de 2,4% para 3,4% do produto interno bruto (PIB).

2. O Brasil, segundo cálculos do professor Paulo Rezende, da Fundação Dom Cabral, perde anualmente US$ 83 bilhões apenas com o custo logístico. O professor afirma que a cifra é o quanto os empresários brasileiros precisam pagar a mais do que concorrentes americanos para exportar ou vender no mercado interno produtos semelhantes. De acordo com seu estudo, as empresas comprometem até 13% de suas receitas apenas para que seus produtos cheguem a seus clientes. “Para se ter ideia do que é este custo, um produto que chega da China à cidade de Cuiabá têm 75% de seu custo logístico pago no trânsito entre Santos e o destino”.

                      * * *

CRISE E DESEMPREGO FAZ NEONAZISTAS RESSURGIREM NA GRÉCIA!

(Der Spiegel, 19) 1. Em nenhum lugar da Europa os neonazistas e extremistas de direita estão se beneficiando tanto da crise financeira quanto em Atenas. Enquanto eles aterrorizam o país com violência, a polícia se abstém e a justiça está impotente.

2. O Teatro Municipal em Piraeus, na Grécia, estava banhado em uma luz sinistra, com holofotes amarelos e tochas vermelhas iluminando a fachada neoclássica do teatro, que agora servia de cenário para um espetáculo macabro: pelo menos 1.000 neonazistas e seus partidários estavam reunidos para uma marcha, e suas bandeiras vermelhas com um símbolo preto grande parecido com uma suástica erguiam-se nos degraus da frente.

3. Cercado por um grupo de brutamontes musculosos, o líder do partido Chrysy Avgi ou Aurora Dourada Nikos Michaloliakos, 55, gritava: “Ninguém pode nos deter –nem as bombas, nem toda a sua sujeira. Nós triunfaremos!” Seus ouvintes, muitos escondidos por capuzes pretos, respondiam com um estrondoso “Zito! Zito!” A frase literalmente significa algo como “Vida longa!”, mas o efeito é muito mais como “Heil!” –e isso é deliberado.

4. As pesquisas agora mostram o partido com 10 a 12% de apoio dos eleitores. Junto com outros grupos nacionalistas de direita, isso deixa o bloco nacionalista com cerca de 20%.  E agora esses extremistas estão praticando o que antes apenas pregavam.