25 de junho de 2014

QUAL O PISO DE DILMA? DADOS DO IBOPE-BRASIL: PESQUISA ENTRE 13-15/06!

1. As pesquisas que se sucedem mostram uma curva declinante na avaliação da presidente Dilma. Em relação à intenção de voto, há uma certa estabilidade dos candidatos nesses últimos 2 meses. Nessa do Ibope, Dilma teve 39%, Aécio 21%, Eduardo Campos 10%, Demais 9% e Nenhum deles 21%.

2. A curva declinante da avaliação de Dilma levanta a pergunta sobre qual o piso de Dilma na decisão de voto do eleitor.  Para isso, se recorta nas respostas favoráveis a menor porcentagem obtida por Dilma. Vejamos.

3. Na intenção de voto espontânea Dilma teve 25%. Entre os com nível superior 26%. Os que ganham mais de 10 SM: 24%. No Sul 30%. Nas Capitais 32%. Em cidades com mais de 100 mil habitantes 33%. Entre aqueles que dizem que votariam com certeza nela são 32%.

4. Entre os que acham o governo de Dilma ótimo+bom, as piores somas foram: Sudeste e Sul 27%. Capitais 23%. Cidades com mais de 100 mil habitantes 24%. Pessoas com renda maior que 10 SM: 26%. Com nível superior 22%.

5. Entre os que aprovam Dilma os piores resultados são: Nível Superior 30%, Mais de 10 SM 29%. / Entre os que confiam em Dilma os piores resultados são: Nível Superior 28%, Sudeste e Sul 34%. Mais de 10 SM: 22%.

6. Finalmente, aqueles que aprovam as ações de governo relativas a: Taxa de Juros são 21%, Desemprego 37%, Segurança 21%, Inflação 21%, Fome-Pobreza 41%, Impostos 15%, Saúde 19% e Educação 30%.

OBS.: A última pergunta sobre memória do noticiário da imprensa, 50% se lembravam das noticias sobre manifestações de todo tipo, desde as iniciais, às violentas, às graves.

* * *

IMAGEM DO BRASIL DEPRECIA!

(Andrés Oppenheimer – LA NACION, 24) 1. Simon Anholt, consultor britânico que publica um ranking anual a respeito da imagem dos países no mundo, me disse que o Brasil tem uma boa imagem internacional, mas “branda”. “É um país considerado decorativo, que não serve para nada”, disse Anholt. “Isso é ruim porque limita o seu potencial econômico.”

2. O último índice Marca Nacion Anholt-GFK Roper mostra que o Brasil, a sexta economia mundial, ficou em 20º lugar entre 50 países no ranking geral. Ocupa o 10º lugar em cultura, mas está abaixo do 20º quando se pergunta aos entrevistados se comprariam um carro brasileiro.

3. Isso faz com que o Brasil possa vender pacote de férias ou música, mas vai ser mais difícil exportar software de computador. A Embraer é uma exceção à regra, porque não vende suas aeronaves para consumidores privados, disse Anholt.

* * *

COMÉRCIO DO RIO PERDE MUITO COM A COPA! 

(blog do Ancelmo, 24) 1. A estimativa é do Clube dos Diretores Lojistas. Se o Brasil permanecer até o final da Copa (e quase todo mundo quer), a perda do comércio no Rio de Janeiro está calculada em R$ 1 bilhão 900 milhões. Isso equivale a até 70% de prejuízo, com base no faturamento médio do comércio do Rio, que gira em torno de R$ 370 milhões por dia. A informação foi dada ao nosso blog pelo presidente do CDL, Aldo Gonçalves.

2.  O presidente do CDL observa ainda que os turistas estrangeiros que vieram para o Mundial não estão comprando nada além de alimentos por causa da carga de impostos dos nossos produtos.  — São turistas com menor poder aquisitivo, que vão ao supermercado fazer compras para comer no quarto — disse Aldo.