(Ricardo Noblat – Globo, 26) 1. A BITES CONSULTORIA, empresa com sede em São Paulo, monitora as redes sociais. A meu pedido, ela compilou dados do Facebook e do Twitter entre 1º de janeiro e anteontem, e do Google somente em abril, relativos aos três principais aspirantes a presidente da República na eleição de outubro próximo — Dilma Rousseff (PT), Aécio Neves (PSDB) e Eduardo Campos (PSB). Juntos, em números redondos, eles atraíam no Facebook 2.185.000 fãs até às 16h de sábado. Quer dizer: alcançavam apenas 2% dos usuários do Facebook, que tem 92 milhões de contas ativas no Brasil. Campos liderava com 952 mil fãs, seguido por Aécio, com 714 mil, e Dilma, com 520 mil. A página do guaraná Antártica conta com 17 milhões de fãs.
2. A Bites valoriza mais o percentual de compartilhamentos sobre cada mensagem postada em nome dos candidatos. Nesse caso, quem lidera é Dilma, com uma taxa de 26%. Campos e Aécio empatam com 18%. No Google 131.480 buscas sobre Dilma, 81.030 sobre Campos e 33.360 sobre Aécio. O nome de Campos costuma aparecer associado ao de Marina Silva, que deverá ser sua vice. Eu quis saber, em resumo, se os três candidatos entraram de verdade no jogo digital. Ou se estão fazendo cena, como tantos fizeram em eleições anteriores. Resposta de Manoel Fernandes, diretor-executivo da Bites: “Tudo indica que fazem cena. Há muitos gastos em publicidade digital e pouco resultado político. Os candidatos carecem de uma estratégia consistente de ocupação dos espaços digitais”