SURPRESA NAS ELEIÇÕES MUNICIPAIS NA FRANÇA: VENCE A CENTRO-DIREITA, CAI A ESQUERDA E CRESCE A EXTREMA DIREITA!

1. O resultado do primeiro turno das eleições municipais francesas realizadas neste domingo mostrou uma forte queda dos socialistas do primeiro-ministro Holande, um importante crescimento da centro-direita –UMP- de Sarkozy e um grande crescimento da Frente Nacional –de extrema direita- que concorreu apenas em parte dos municípios. A abstenção foi recorde, alcançando 38,5%, cinco pontos a mais que as últimas eleições.

2. Em nível nacional a UMP obteve 46,5% dos votos, o PS 37,7% e a Frente Nacional mais de 5%, vencendo em vários municípios especialmente no sul, na região de Marseille (Béziers Hérault), 44,9 % dos votos / Perpignan (Pyrénées-Orientales), 33,8 % /Avignon (Vaucluse), a FN atingiu 29,8 % / Fréjus (Var), 40,4% / Saint-Gilles (Gard),  43% /Forbach (Moselle), 35,75 %/ Tarascon (Bouches-du-Rhône), 39,24%.

3. Em Paris a favoritíssima do PS –Anne Hidalgo-, com 34% perdeu para NKM (Natalie Morizet), da UMP, que obteve 35%. Na segunda maior cidade do país, Marseille, a UMP atingiu 40%, a Frente Nacional 22% e o PS 20%.