Cesar Maia inaugura projeto que revitalizará e implantará 4.200 vagas em bicicletários no Rio

  Inaugurado projeto que revitalizará e implantará 4.200 vagas em bicicletários no Rio

Cerimônia no Palácio da Cidade marcou a inauguração do projeto de instalação, revitalização e ampliação dos bicicletários da Cidade do Rio de Janeiro, que em cinco anos disponibilizará 4.200 vagas, totalizando um investimento de R$ 13 milhões.

Fruto de parceria entre a Prefeitura do Rio, através do Instituto Municipal de Urbanismo Pereira Passos (IPP), e a SulAmérica Seguros e Previdência, a iniciativa já está em pleno andamento na Zona Sul e chegará também às zonas Norte e Oeste.

Ao discursar na cerimônia, o Prefeito Cesar Maia destacou que o Rio tem a maior estrutura viária para bicicletas do Brasil, com 140 quilômetros de ciclovias já implantadas, acrescentando que esse é um fato importante para o sucesso do projeto.

"Nosso último levantamento mostrou que as bicicletas transportam cerca de 300 mil pessoas diariamente na Cidade", afirmou Cesar Maia. O Prefeito ressaltou que a diversidade social do Rio permitirá o uso da bicicleta como meio de transporte para a escola e para o trabalho.

"O IPP continuará realizando estudos que subsidiarão iniciativas como esta que, a exemplo de muitas outras, se transformará em um caso de sucesso", comemorou Cesar Maia.

O presidente da SulAmérica Seguros e Previdência, Patrick Larragoiti Lucas, apresentou dados que reforçam a importância do projeto para a Cidade. "A quantidade de bicicletas no Rio triplicou nos últimos dez anos e metade dos trajetos realizados com automóveis não ultrapassam os 5 quilômetros por hora", afirmou.

"Estamos orgulhosos em fazer parte deste projeto. Porque ele incentiva a melhor alternativa sustentável ao carro, o uso da bicicleta, uma tendência mundial", finalizou Lucas.

O presidente do IPP, Sérgio Besserman, destacou a qualidade do trabalho em conjunto e lembrou que a ação trará grandes benefícios para o dia-a-dia dos cariocas. "Esta é uma parceria especialmente gratificante e certamente trará grandes resultados", disse.

"A bicicleta e o Rio de Janeiro combinam maravilhosamente bem e teremos uma grande contribuição no aspecto ambiental, já que, com o estímulo ao uso de bicicletas, teremos menos carros nas ruas e reduziremos a emissão de gases que agravam o efeito estufa", avaliou Besserman.

Além dos bicicletários, o projeto vai disponibilizar um serviço de assistência aos ciclistas nos fins de semana e feriados, com auxílio a problemas técnicos com pneus, freios e outros dispositivos das bicicletas.