JB: No ex-blog, a volta da língua afiada de Maia

Jornal do Brasil

Bruna Talarico

Cesar Maia está de volta. Depois de dois meses de férias cibernéticas – durante as quais antecipou sua nova abordagem online, inspirada em sites e newsletters de políticos americanos e britânicos, sobretudo – o ex-prefeito voltou a mandar seu ex-blog para as mais de 30 mil caixas de entrada que o acompanham desde o surgimento do informe, há três anos e meio. Mas nem só de mala-direta viverão as alfinetadas de Cesar, que não tira os olhos da eleição de 2010 – quando será candidato a governador ou senador: aliado ao microblog Twitter, o rei dos factóides pode postar, 24 horas por dia, minitextos sobre fatos instantâneos.

– Combinado com o twitter e a rede CM (Cesar Maia) em Orkut, e o site como base, passamos a ter instrumentos fortes de comunicação por internet – simplificou, por e-mail, Cesar, que também se dedica ao estudos de novas mídias. – Trabalho com uma equipe de cinco jovens que me ajudam a apurar.

Segundo o ex-prefeito, agora também colunista de jornal em São Paulo, o feedback recebido pelo e-mail é fundamental para a formulação das novas edições do boletim, que ontem já contava com altas doses de sarcasmo na nota sobre a candidatura da ministra Dilma Rousseff – abordada como uma "miragem".

– Os e-mails são muito importantes porque alertam para fatos e denúncias – ressalta. – Já as pautas dependem da conjuntura e das análises que são feitas a partir dos fatos. Muitas reportagens são feitas apenas destacando material publicado que muitas vezes nem é lido.

O novo Ex-Blog e o Twitter de "CM", como costuma assinar o ex-prefeito, trarão o governo nacional em primeiro plano – "Numa crise com mais de um milhão desempregados Lula deu recado lançando camisinhas ao público: fo…m-se" – mas também abordará a administração municipal – só "em casos de muito peso". Foi o caso de "Choque de Ordem prende dois no Monobloco que faziam pipi e libera casal que transava pois usava camisinhas Temporão".

Dois governos, uma estratégia

Ataques e pérolas metafóricas à parte, a onipresença na internet – com Orkut, Twitter, Flickr, YouTube e Google Earth – não é exclusividade de CM. Para Juliano Borges, doutor em ciências políticas pelo Iuperj e pós-doutorando em estudos de blogues políticos, a abordagem favorece tanto a visibilidade sem mediação da imprensa quanto uma prestação de contas e aproximação com o público-alvo.

– Os blogues têm o caráter de apresentar uma pluralidade de vozes, numa forma de prestação de contas diferente, uma aproximação com o cidadão. A graça do Cesar Maia está no viés jornalístico, com uma unidade editorial e até comentários e visões pessoais – avalia. – O twitter segue o conceito de um mural e é útil para fazer os ataques dele, já que notas curtas e dinâmicas criam mais impacto.