Turismo

O Rio de Janeiro recebeu o título de “Capital Mundial da Gentileza”. O seu carnaval foi eleito como “A melhor festa popular do mundo”. O Município foi o único da América Latina citado entre “As 20 Melhores Cidades Turísticas do Mundo”. Estes são alguns títulos que o Rio conquistou, não só por sua beleza, mas também pelo investimento no turismo e pela capacidade de seu povo em transmitir sua alegria a todos os visitantes.

Os números impressionam. O Rio é a porta de entrada do Brasil: 40% do turismo brasileiro passa pela cidade. É também a cidade que mais sedia eventos internacionais em todo o mundo, à frente de metrópoles como Montreal e Nova York. Sem contar o número expressivo de turistas que chegam a cada Réveillon e Carnaval, duas festas reconhecidas internacionalmente.

Para o Prefeito Cesar Maia, reforçar a identidade e a centralidade cultural do Rio é fundamental. Por isso, foram investidos R$ 500 milhões em cultura, que geraram 50 mil empregos nos dois últimos anos. Hoje temos a maior rede de teatros da América Latina, um grande número de Lonas Culturais, um moderno centro coreográfico, um novo Circo Voador e muitos outros espaços levando arte a todos.

Veja a reforma do Pavilhão de São Cristóvão e a urbanização do seu entorno, com o programa Rio Cidade. A tradicional feira passou por uma ampla reforma e foi transformada no Centro Luiz Gonzaga de Tradições Nordestinas. Com a obra, o Rio ganhou um centro turístico de referência nacional e internacional: o Centro de Tradições recebe agora cerca de 600 mil visitantes por mês, mais do que o dobro do que recebia antes. Visitantes que compram, comem, dançam e contribuem para a manutenção de empregos de 664 barracas e de seus fornecedores.

Outros investimentos em grandes equipamentos de cultura estão sendo feitos. Para valorizar o carnaval carioca, Cesar Maia criou a Cidade do Samba, um enorme atrativo turístico que reúne todas as atividades do carnaval, da confecção de carros alegóricos a oficinas de adereços e fantasias, abertas ao público o ano inteiro. A Cidade do Samba tem 14 galpões que abrigam os barracões das escolas do grupo especial, além de local para espetáculos e exposições, lojas, restaurantes, iluminação especial, passarela e estacionamento. Certamente, será em breve um novo pólo de atração para cariocas e turistas do Brasil e do exterior.

Na Barra da Tijuca, está sendo construída a Cidade da Música Roberto Marinho, a melhor sala de concertos, balés e operas da América Latina. A Cidade da Música terá duas salas só para concerto – uma para 1.800 pessoas e a outra com 800 lugares. Os amantes de ópera terão uma sala especial, com 1.300 lugares. Além disso, estão projetadas 13 salas de ensaio com especial tratamento acústico, um foyer panorâmico com bar, lojas, cafeteria, restaurante e três cinemas. Com isso, a cidade consolida sua vocação para o turismo. E turismo gera emprego e renda, políticas públicas e negócios.