TRUMP E O VOTO EVANGÉLICO… HETERODOXO!
1. Uma curiosidade sobre as primárias americanas e que deveria ser analisada por aqui. Na Super-Terça, Trump ganhou na Georgia, Alabama, Arkansas, Tennessee, somando à vitória em South Carolina, Estados que fazem parte do Cinturão da Bíblia, de maioria evangélica. Apesar de ser casado 3 vezes; quase nunca tocar em temas como aborto e valores da família; e admitir ter sido infiel, Trump tem recebido o apoio dos evangélicos.
2. Segundo o site Christianity Today, os evangélicos se identificam mais com Ted Cruz, mas o NY Times, a CNN; e o pastor Robert Jeffress, da First Baptist Church de Dallas, em entrevista à NPR, explicam que, em geral, os evangélicos, hoje, não estão procurando um representante religioso, um líder moral, mas sim alguém que possa resolver problemas que consideram importantes, como Economia, Saúde e política externa (imigração, terrorismo).
3. Além de ser visto como um líder forte; sem medo; que fala para o evangélico marginalizado, pobre, sobre como melhorar a economia; conta a favor de Trump o fato de sua campanha ser autossustentada, sem ajuda externa e, portanto, sem interferência do lobby de Washington ou de grandes empresas. Ou seja, conta também com o fator da antipolítica.
4. O pastor Jeffress aponta ainda que a decisão da Suprema Corte, em favor do casamento do mesmo sexo, foi um duro golpe contra os evangélicos. Então, segundo ele, os evangélicos estão chegando à conclusão de que não podem depender do governo para assegurar os valores bíblicos tradicionais. Sendo assim, que o governo se foque em problemas práticos como a imigração, economia e segurança nacional. E se é isso que se espera do governo, que o presidente seja um líder forte e um “resolvedor de problemas”.
* * *
“O BALDE DE LAMA DIÁRIO”! GOVERNO DO PT!
(Editorial do Estado de SP, 03) 1. Dilma cede mais uma vez à pressão dos petistas e substitui outro ministro, agora o da Justiça, acusado de não “controlar” a Polícia Federal, ao mesmo tempo que a defesa de Lula, atendendo à determinação de “partir para cima” dos “inimigos” do ex-presidente, em petição ao Supremo Tribunal Federal (STF) protesta.
2. Essa é a perversa confrontação diária imposta aos brasileiros a partir do instante em que começou a cair a máscara do populismo que escancarou as portas do poder para os corruptos. E enquanto a Polícia, o Ministério Público e a Justiça, de um lado, e os donos do poder e seus caríssimos advogados, de outro, contam a história do ciclo de poder lulopetista, o governo fraco e inoperante de Dilma Rousseff prossegue impávido na tarefa de ampliar o pântano em que atolou o País.
3. É mais do mesmo, como se fosse da rotina dos brasileiros o juntar de pelo menos um balde por dia ao mar de lama da política lulopetista.
* * *
“TUITADAS PODEM AUMENTAR AUDIÊNCIA NA TV”!
(Ligia Mesquita – Outro Canal – Folha de S. Paulo, 03) 1. Em levantamento inédito, o Kantar Ibope analisou no país, a pedido do Twitter, a correlação entre audiência e o número de tuitadas sobre as atrações, com base em 295 exibições de 16 programas nas TVs aberta e paga, entre janeiro e agosto de 2015.
2. Em episódios pontuais, o estudo indica que os tuítes podem ter contribuído para aumentar em até 13% a audiência média de uma atração. E em 46% das transmissões, constatou-se correlação entre audiência e o número de tuitadas sobre elas.
3. Dentro desse universo, abordando a presença de causalidade (relação de causa e efeito), verificou-se que em 23% das exibições os comentários sobre determinado programa causaram aumento de ibope; e em 26%, a audiência gerou o crescimento de posts no Twitter.
4. “MasterChef” (Band) e “Verdades Secretas” (Globo) estão entre as atrações em que os tuítes mais geraram ibope.