04 de setembro de 2018

COLAPSO NA INDÚSTRIA NAVAL DO RIO DE JANEIRO! 

(W.Victer) 1. Uma matéria grande no jornal O Globo sobre a derrocada da indústria naval deve ser ponto importante nessa eleição.

2. Fui Secretário dessa área quando reabrimos todos os Estaleiros, cerca de 20 no Estado e que estavam fechados, aliás, muito antes de se falar em pré sal e ainda no segundo Governo FHC.

3. Além dos diversos problemas que aconteceram, em especial na Petrobras e o caso da Sete Brasil, o setor tem perdido foco na atenção do Estado numa indústria que tem muitas unidades significativas, especialmente em Angra (Fels- antigo Verolme), no Rio (em especial na Ilha o antigo Emaq – atual Eisa no Caju) e em Niterói com diversas unidades (especialmente Mauá), isso sem falar agora em Itaguaí com a construção de submarinos para Marinha.

4. Deste cenário acho que se tem que bater firme não só na redação de comendas que a Petrobras está fazendo colocando em países como a China e em especial na ANP, pois unilateralmente está “quebrando contrato de concessão de campos de petróleo” e permitindo que se reduzam as cláusulas de “conteúdo local” que estão nos contratos de concessão. Isto é quebra de contrato e ninguém fala nisso.

5. Isso não é jabuticaba e todos os países que produzem petróleo desenvolvidos tem cláusula de conteúdo local, haja visto Noruega e Reino Unido.

6. Parece que passou desapercebido, mas a ANP está reduzindo as cláusulas de conteúdo local do campo de Libra que é o maior campo do pré sal. É inexplicável, pois ninguém bate nisso.

7. Outro ponto a destacar é que pela legislação que inexplicavelmente o Estado adotou (e que não deixei adotar na minha época como secretário) as plataformas entram no Estado totalmente isentas de pagarem ICMS. Ou seja, uma exposição aos Estaleiros.

8. Brasileiros, especialmente do Rio de Janeiro, sem paralelo em outras indústrias, pois não pagam também os impostos federais como imposto de importação e IPI.