06 de outubro de 2014

AS PESQUISAS, OS RESULTADOS ELEITORAIS E O SEGUNDO TURNO!

1. A abstenção no Rio alcançou 20% dos eleitores inscritos para votar. Os que votaram em branco ou anularam seus votos somaram quase 15%. Ao todo uns 35%. Um dado recorde para o Rio desde a introdução da urna eletrônica. Esse número retrata o desinteresse por essas eleições que foi em geral no Brasil.

2. Isso explica as flutuações e os desvios das pesquisas, especialmente na reta final. Exemplos estão aí, como a subida exponencial de Sartori do PMDB no Rio Grande do Sul, a diferença de Garotinho no Rio entre os 28% apontados pelo Ibope e os 19% que conquistou, a subida também exponencial de Rui do PT na Bahia e por aí vai.

3. Tomemos as séries das 8 últimas pesquisas para presidente do Datafolha e do Ibope incluindo brancos e nulos. De um lado Dilma atravessou as 4 primeiras pesquisas do Datafolha com um nível de 36% das intenções de voto. De outro lado a soma de Aécio + Marina nessas 4 primeiras pesquisas alcançou a média de 48%. No Ibope, da mesma forma, Dilma teve a média de 36% e Aécio+Marina dos mesmos 48% do Datafolha.

4. Mas nas últimas 4 pesquisas Dilma avançou: 40% no Datafolha e praticamente os mesmos 40% no Ibope.  A soma Aécio+Marina caiu para 45% no Datafolha e praticamente isso no Ibope. Na pesquisa de boca de urna (a nona) sobre os votos dos que compareceram, Dilma obteve 40%, o mesmo das últimas 4 pesquisas e a soma Aécio+Marina 47%, subindo 2 pontos e também voltando ao mesmo das 4 primeiras pesquisas.

5. Mas nas urnas o resultado foi diferente. Dilma chegou a 37% sobre os votos dos que compareceram, caindo 3 pontos em relação às ultimas 4 pesquisas e voltando ao patamar das primeiras 4. Mas a soma Aécio+Marina cresceu 4 pontos para 49% sobre as últimas quatro pesquisas, mas voltando quase ao nível das 4 primeiras pesquisas.

6. Duas mudanças ocorreram: perda de Dilma para Aécio+Marina de 3 pontos. E perda de Marina para Aécio. Nas últimas pesquisas ocorreu um empate entre os dois: digamos 50% x 50%. Mas, na urna, Aécio obteve 60% dos votos da soma com Marina. Portanto, dois efeitos pró-Aécio: troca com Dilma e troca com Marina.

7. Dessa forma e comparando com o que Aécio tinha antes da morte de Eduardo Campos, ele passou de uns 22% para 30%. E comparando com o que Aécio tinha depois da morte de Eduardo Campos, ele passou de uns 18% para 30%. Dilma voltou ao patamar que sempre teve antes dos últimos 10 dias de campanha, ou uns 37%.

8. O crescimento de Aécio ocorreu principalmente no Sudeste: em SP cresceu uns 25 pontos em uma semana e no Rio cresceu uns 14%. Isso explica 7 pontos de crescimento de Aécio, ou 90% do crescimento que teve após o empate com Marina.

9. Dilma continua pisando solo firme nas suas duas fortalezas: Nordeste e entre os de Menor Renda. Entra no segundo turno com uma diferença de uns 7 pontos. Aécio terá dificuldades em entrar nestas duas fortalezas, mas poderá compensar continuando a crescer no Sudeste e no Sul e reduzindo a abstenção+branco+nulo que são um potencial de crescimento por sua postura crítica em relação ao governo de Dilma e vencer por aí.

* * *

2010 X 2014! AÉCIO REPETE SERRA! MARINA REPETE MARINA! DILMA CAI!

Usando como referência os Votos Válidos, Aécio que obteve 34%; repetiu Serra em 2010, que chegou a 33%. Marina subiu um pouco: 21% contra 19% em 2010. Mas Dilma caiu forte. Em 2010 chegou a 47% dos votos válidos e agora 42%.