09 de julho de 2013

REDES SOCIAIS MULTIPLICAM A SUA INFLUÊNCIA EM ASSUNTOS POLÍTICOS NO BRASIL!

1. Se as Redes Sociais impulsionaram e multiplicaram as manifestações nas ruas por todo o país desde junho, depois disso a expressão das mesmas cresceu tanto que pode ter duplicado, ou mais. Isso ocorreu por três razões.

2. Numa primeira, pela atração de centenas de milhares de internautas, presentes em outros temas, para essas mobilizações ao se sentirem empoderados com esta participação. Ou seja: o destaque das redes sociais com foco político atraiu internautas que não tinham este foco.

3. Numa segunda razão, pela inclusão nas redes sociais, que mobilizam as manifestações de internautas eventuais que acessam a web uma vez ou outra e que se sentiram motivados para engrossar a corrente.

4. Finalmente, uma terceira razão e a mais importante de todas: o marketing de grande semeadura. Este Ex-Blog apresentou, dias atrás, um resumo do estudo de Alexandre Abdo sobre redes e opinião pública, mostrando que quando TV e Redes convergem num mesmo tema cada uma dentro de sua linguagem, o alcance de opinião pública é multiplicado por 3 ou 4 vezes.

5. Com o crescimento das manifestações, as TVs passaram a cobrir com destaque e prioridade, mudando as próprias programações. As manifestações passaram a ocupar metade dos noticiários nas TVs por 10 dias. Com isso, produziram-se duas consequências. A primeira diretamente sobre a opinião pública, que no início não estava mobilizada a respeito.

6. A segunda se refere às duas primeiras razões citadas nos itens 2 e 3 anteriores. A atratividade para as redes sociais com foco seja de internautas que priorizavam outros temas, como aqueles que eram internautas eventuais e se passaram a se agregar as redes sociais de forma continuada.

7. Comparando a situação das redes sociais com foco político, anterior às manifestações, e as de hoje, claramente a ampliação foi muito grande. Cada um pode sentir isso pelo número de contatos que recebe com aquele foco (convocações, informações, vídeos, charges, piadas, etc.).

8. Nesse sentido, o principal produto das redes sociais, mais que as mobilizações, foi a expansão delas mesmas, pela atratividade delas mesmas e pelo multiplicador da cobertura da imprensa.

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PARTIDOS E GOVERNO, NO BRASIL, LIDERAM RANKING DA CORRUPÇÃO! 

(Estado de SP, 09) 1. Cerca de 81% dos brasileiros consideram os partidos “corruptos ou muito corruptos”, segundo pesquisa Ibope divulgada ontem pela Transparência Internacional.
Se comparados à percepção de moradores de outras áreas do globo, fica claro que os brasileiros estão mesmo descontentes. Na média dos 107 países que participaram da pesquisa organizada pela organização não governamental, algo em torno de 65% dizem que os partidos são “corruptos ou muito corruptos”.

2. A mesma pesquisa – feita em 2010 pela Transparência Internacional – mostra que, no Brasil, a situação se agravou: três anos atrás, o índice de descontentamento sobre o tema era de 74%. Os dados nacionais sobre percepção de corrupção – obtidos após entrevistas com 2.002 pessoas – mostram também que, depois dos partidos, o Congresso é a segunda instituição mais desacreditada. Cerca de 72% da população o classificam como “corrupto ou muito corrupto”. Na média mundial – foram 114 mil entrevistas –, o índice é de 57%.

3. Numa escala de 1 a 5, onde cinco é o grau máximo de corrupção, o setor público brasileiro atingiu nota 4,6. “A taxa é mais elevada que no resto da América Latina”, afirmou Salas.  Cerca de 70% dos entrevistados no Brasil acreditam que a corrupção no setor público é “muito séria”, contra uma média mundial de apenas 50%.

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JORNAL NACIONAL: CABRAL, HELICÓPTERO E EDUARDO PAES!

1. O Jornal Nacional da TV Globo (08) fez matéria com o uso de helicóptero do governo por Cabral para transportar, à sua casa de praia (obs.: ao lado da casa do Cavendish da Delta), familiares, amigos dos filhos, gatos e sapatos.

2. O prefeito do Rio, Eduardo Paes, procurava sair do foco da câmera. Apareceu no primeiro foco e se escondeu. Mas a câmera mexeu um pouco o foco e apareceu o debochado prefeito rindo, conversando e brincando com um assessor, na lateral, atrás de Cabral.

3. Na frente, Cabral nervoso, com cara de lutador de UFC golpeado, procurava explicar o inexplicável. O piloto do helicóptero é testemunha na matéria da Veja citada.

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TIMES DO RIO: JOGAR FORA NÃO DEU CERTO EM BOTAFOGO x FLUMINENSE! 

1. FLAMENGO X CORITIBA – BRASÍLIA / PÚBLICO PRESENTE: 55.110 / PÚBLICO PAGANTE: 52.825 / RENDA: R$ 2.705.050

2. BOTAFOGO X FLUMINENSE – PERNAMBUCO / PÚBLICO PRESENTE: 9.669 / PÚBLICO PAGANTE: 7.882 / RENDA: R$ 368.550

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ELEIÇÃO RENOVA 50% DO PARLAMENTO ARGENTINO: PESQUISA MOSTRA OPOSIÇÃO NA FRENTE! 

(Management & Fit – Clarín, 07) 1. As primeiras pesquisas mostram a oposição em franca vantagem frente ao Kirchnerismo, nos quatro maiores distritos eleitorais do país: a Capital Federal e as províncias de Buenos Aires, Córdoba e Santa Fe. Na província de Buenos Aires, distrito-chave em todas as eleições, a pesquisa mostra o prefeito de Tigre, Sergio Massa, com uma intenção de voto de 35,1%, mais de 10 pontos à frente de seu adversário, o prefeito de Lomas de Zamora, Martin Insaurralde (25,2%). Nesse levantamento, Francisco de Narváez é o terceiro (com a intenção de voto de 16,2%) e Margarita Stolbizer está em quarto (13,9%).

2. Na capital o instituto Management & Fit coloca a candidata à senadora pelo PRO, Gabriela Michetti, com cerca de 35% das intenções de voto, bem à frente dos cerca de 20% do candidato kirchnerista Daniel Filmus, que por sua vez supera os candidatos do UNEN, Rodolfo Alfonso Prat Gay e Rodolfo Terragno, mas que poderá ficar sem bancada já que quem compete pela aliança de centro é Pino Solanas. Para eleição de Deputados, a candidata com maior intenção de votos é Lilith Carrio (UNEN, 29,2%), à frente de Sergio Bergman (PRO, 20%) e Juan Cabandié (FPV, 15%); se o candidato do UNEN fosse Martin Lousteau, ficaria praticamente empatado com o PRO; e se fosse Ricardo Gil Lavedra, Bergman ficaria em primeiro e o FPV teria um empate virtual com a aliança de centro.

3. Em Córdoba, em todos os cenários, Juan Schiaretti lidera, com o apoio do governador José Manuel de la Sota e com uma intenção de voto entre 25,5% e 28,5%. A UCR vem em segundo na pesquisa, com 20,5%, no caso do candidato ser Oscar Aguad, com uma clara vantagem sobre a Kirchnerista Carolina Scotto e sobre Hector Baldassi (PRO). Em Santa Fe o kirchnerismo também aparece em terceiro: a fórmula da Frente Cívica e Social, do socialista Hermes Binner e do radical Mario Barletta, tem intenção de voto de 50,1% e a coligação Santa Fe Nos Une, do comediante macrista Miguel Del Sel, está atualmente em segundo lugar com 17%, ligeiramente à frente da FPV dirigida por Jorge Obeid.

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EUA: INTERNET É FONTE DE NOTÍCIAS PARA MAIS QUE O DOBRO DE JORNAIS E REVISTAS!

(Folha de SP, 09) A TV é a principal fonte de notícias para 55% dos americanos, mostra pesquisa do instituto Gallup feita entre 20 e 24 de junho nos EUA. Em segundo vem a internet, com 21%, seguida por jornais e revistas, citados por 9%.  O rádio foi lembrado por 6%, e 2% disseram se informar sobretudo pelo “boca a boca”.  Incluídas em internet, as redes sociais são preferidas por 2% (18% não foram específicos sobre os sites que acessam). As respostas variam conforme a idade, a escolaridade, a situação no trabalho e a preferência política, embora a TV lidere em todos os segmentos.