11 de outubro de 2013

NOVIDADES ELEITORAIS À ESQUERDA E À DIREITA!

1. Caro “Ex-Blog”. Repassar ao Cesar Maia. Peço não usar meu nome, pois trabalho num instituto de pesquisa. Essa mensagem que lhe envio informei antes a meus chefes que não se opuseram desde que a fonte fosse resguardada.

2. Após a surpreendente adesão de Marina a Eduardo Campos, realizamos algumas simulações telefônicas projetando cenários para o eleitor escolher. Fizemos isso nos últimos 3 dias, num corte nacional. Com isso já incluímos os conflitos pós anúncio de Marina.

3. Essa simulação nos trouxe duas informações que acho importantes para você avaliar e se quiser postar no Ex-Blog. Insisto: sem sequer insinuar a fonte.

4. Na primeira, numa espécie de quali-quanti com foto, verificamos que quem herda os votos de Marina se for candidato, é o senador Randolfe Rodrigues. Todo aquele subconjunto da Marina do voto ético, voto anti-política, e coisas assim, vai para o Senador. Se seu nome for lançado, já em 2 meses estará na frente de Aécio e Campos e esse terá a candidatura esvaziada. Ou seja: o PT ficou igual aos demais e há um vácuo à esquerda.

5. Na segunda, também numa espécie de quali-quanti, colocamos as fotos de dois líderes do agro: a senadora Katia Abreu e o deputado federal Ronaldo Caiado. No caso do Randolfe não nos surpreendemos, mas nos casos de Katia e Caiado sim. Não sabemos se se trata de uma onda de direita que ocorre na Europa e na América Latina. Ou uma onda de autoridade em função das manifestações com uso de violência.

6. O fato é que há um vetor claramente disponível à direita, um vácuo como no caso da esquerda. Lembro que qualquer georreferenciamento das eleições de 2006 e 2010 mostra que no corredor do agronegócio venceram Alckmin e Serra.

7. Da mesma forma que no caso de Randolfe e talvez com um tempo a mais, em, digamos, uns 3 ou 4 meses, Katia ou Caiado, estarão na frente de Aécio e Campos. Você sabe bem como desenhar cenários e fazer quali-quantis. Arranje um patrocinador e faça uma pesquisa nacional incluindo os dois vetores à esquerda e à direita e quando receber o resultado tome um lexotan e desfrute.

* * *

NOTA OFICIAL DO DEMOCRATAS!

NOTA OFICIAL

O Democratas reafirma suas convicções programáticas em defesa da livre iniciativa, com destaque especial para as questões da terra e do setor primário, carro-chefe da economia nacional. O DEM entende ter no deputado Ronaldo Caiado, líder da bancada na Câmara dos Deputados, um honrado intérprete de suas ideias voltadas para a produção e a consequente geração de empregos no campo. Repudia qualquer manifestação de demérito ao seu líder, competente e bem intencionado, cuja ação objetiva, só e somente só, o interesse nacional.

José Agripino Maia
Presidente Nacional do Democratas

* * *

BRASIL: CLASSE MÉDIA CAMBALEANTE!

(The Wall Street Journal, 09) 1. No Brasil, muitos dos novos compradores estão sofrendo com o uso excessivo do cartão de crédito. Alguns estão atrasando os pagamentos dos cartões, que chegam a cobrar 80% de juros anuais ou mais. Diante da inadimplência crescente, os bancos agora hesitam em emprestar.  Como resultado, o índice de aumento do consumo é o menor desde 2004. Isso está se juntando a outros problemas, incluindo exportações mais fracas para a China e uma queda na produção industrial causada pela valorização do real, fatores que já estavam desacelerando a economia brasileira. Com a confiança do consumidor em declínio, o PIB brasileiro deve crescer 2,4% este ano, após atingir 7,5% em 2010.

2. Para complicar as coisas, a explosão do consumo no Brasil provocou uma inflação de 6% ao ano, com a demanda pelos bens superando a capacidade da economia de fornecê-los. Isso colocou o Banco Central na incômoda posição de ter que aumentar os juros para controlar a inflação em meio a uma economia já lenta — iniciativa que pode desacelerar ainda mais o crescimento. Os economistas esperam que o BC eleve a taxa de juros básica, a Selic, que já está em elevados 9% ao ano, em meio ponto percentual na reunião de hoje.

3. Quadro comparativo.

* * *

PREFEITURA DO RIO VAIADA -SEMPRE- NO FESTIVAL DE CINEMA!

(Marco Aurélio Canônico – Folha de SP, 11) Nunca se ouviram tantas vaias em uma edição do Festival do Rio como na atual, cuja premiação aconteceu ontem à noite. Os alvos, no entanto, não foram filmes ruins (e havia muitos candidatos para isso), mas as propagandas da RioFilme e da Prefeitura do Rio que antecediam cada sessão, anunciando uma cidade idílica, que em tudo diferia do caos que os espectadores testemunhavam fora das salas.

* * *

MIAMI HOMENAGEIA CRISTINA KIRCHNER!

(Andrés Oppenheimer, 08) 1. Os funcionários de Miami deveriam erguer uma estátua em honra de Cristina Kirchner: graças às suas políticas econômicas desastrosas, os argentinos estão investindo pesadamente na cidade: empreendedores argentinos constroem alguns dos mais espetaculares projetos imobiliários. De acordo com resultados preliminares de um estudo da Associação de Corretores de Imóveis em Miami, que será publicado no próximo mês, este ano os argentinos somente serão superados pelos venezuelanos como o principal grupo de compradores estrangeiros na área de Miami. Em 2011, estavam em terceiro lugar, atrás dos venezuelanos e dos brasileiros.

2. No fim de semana, o principal artigo de capa do Miami Herald falava sobre hotéis e edifícios de luxo construídos por Alan Faena perto de South Beach. De acordo com o artigo do jornal Herald, Faena está tornando uma área morta de Miami Beach no “novo e brilhante epicentro da cidade”. O preço da cobertura do edifício Faena House, quando estiver pronto, será de 50 milhões de dólares. Outro artigo recente do Miami Herald se refere à família Melo, da Argentina, um grupo de empreendedores que está modernizando a área de Edgwater, perto do centro de Miami.

3. Outro argentino, Eduardo Costantini, está terminando um condomínio em Key Biscayne – o primeiro novo projeto ali em 13 anos – e construiu um enorme projeto de luxo em Bal Harbour. Outros empresários argentinos, uruguaios e chilenos estão construindo apartamentos de luxo, muitos dos quais são vendidos antecipadamente para ansiosos compradores argentinos.

4. Segundo me disse um agente imobiliário: “Eu posso resumir em uma palavra os motivos pelos quais meus clientes argentinos vêm para cá: pânico”. Enquanto isso, os outrora bons níveis de educação do país entraram em colapso, a infraestrutura balança e os investidores argentinos fogem para comprar apartamentos no exterior. Ninguém deve se surpreender se os funcionários de Miami forem para a cama toda as noites pensando: “Obrigado, Cristina!”.

* * *

CIDADE LÍDER EM HOMICÍDIOS NA AMÉRICA LATINA É PRINCIPAL FORNECEDORA DAS MARCAS CALVIN KLEIN E VICTORIA’S SECRET PARA OS EUA!

1. (Ex-Blog) San Pedro Sula no norte de Honduras, quase caribenha, tem um importantíssimo e sofisticado distrito industrial, com alta taxa de robotização, que fica na área do Porto Hernán Cortés. Produz –entre outras- as marcas Calvin Klein e Victoria’s Secret. Com acordo de livre comércio com os EUA, mão de obra concorrente com a da China e transporte em navios de contêineres muito mais próximo do mercado americano, coloca na porta dos shoppings americanos uma camisa de homem com apenas 5% de acréscimo pelo custo de transporte carga contêiner-navio-mesmo contêiner-shopping –porta a porta.

2. (Folha de SP, 06) 2.1. Há uma intensa guerra entre gangues por território, do narcotráfico internacional e da ineficácia tanto da polícia como do sistema judiciário para prender e julgar criminosos. Com uma população de cerca de 750 mil, San Pedro Sula registrou 174 assassinatos para cada 100 mil habitantes, o dobro da média do país. Quase todos os carros circulam com vidros escuros, a classe média se refugia em condomínios e os bairros mais pobres são controlados por gangues, que disputam territórios entre si e extorquem dinheiro –o “impuesto de guerra”– de moradores e comerciantes.  As maras’ (gangues) estão aumentando incrivelmente.

2.2. Antes só havia duas. Agora, cada bairro tem os salvatracha, os MS-18, os patos locos, os azules, os ultra e por aí vai. Nas áreas mais nobres, onde poucos andam a pé, chama a atenção a presença ostensiva de seguranças privados, a maioria portando longas escopetas calibre 12. Segundo levantamento da ONU, Honduras tem 70 mil guardas privados, muitos clandestinos, o dobro da soma de todos os policiais e soldados do Exército.  Em San Pedro, a vítima mais recente foi o conhecido âncora da TV “Globo” (sem relação com a brasileira) Aníbal Barrow, sequestrado e assassinado em junho. O corpo foi mutilado –cabeça, braços e pernas desmembrados.

2.3. Para a socióloga Julieta Castellanos, reitora da Universidade Nacional Autonôma de Honduras, embora o país seja rota para o narcotráfico (42% da cocaína rumo aos EUA passam por ali, segundo o Departamento de Estado americano), as gangues disputam principalmente o controle do mercado interno. A industrializada região de San Pedro seria a mais disputada, por concentrar dois terços do PIB no país.

3. (Ex-Blog) Honduras tem no centro do país uma base aérea norte-americana, o que explica que na década das guerrilhas na América Central, Honduras não tenha enfrentado nenhuma guerra civil.

4. Mapa de Honduras na América Central.