14 de novembro de 2014

RIO –ESTADO E CAPITAL: EXECUÇÕES ORÇAMENTÁRIAS EM 2014 !

1. Conforme determina a Lei de Responsabilidade Fiscal, os Estados e Munícipios devem publicar suas execuções orçamentárias completas de 4 em 4 meses. Elas são publicadas até o último dia do mês seguinte. Assim fizeram os governos do Estado do Rio e da Prefeitura em Setembro.

2. Abaixo: Resultados Acumulados até agosto de 2014 comparados com Resultados Acumulados até agosto de 2013. Inflação comparada no período foi de 6,5%. Crescimento abaixo desse valor é resultado negativo. Acima positivo, ou seja, crescimento real.

3. ESTADO. Receitas Tributárias cresceram 7%. ICMS: mais + 6,7%. IPVA: mais + 6,7%. Execução da Dívida Ativa: menos – 63%. //// Despesas com Pessoal + Encargos cresceram 4,8%.  Despesas com Juros e Encargos da Dívida cresceram 10%. Despesas com amortização da Dívida cresceram 19,4%.  ////  Resultado Primário: Déficit de R$ 2,4 bilhões. Em 2013 houve quase equilíbrio. //// Gasto em Educação 26,40% das receitas resultantes  de impostos em MDE. (Limite Constitucional de 25%). //// Gasto Em Saúde 9,92% sobre a receita de impostos líquida e transferências constitucionais legais. (Limite Constitucional de 12%).

4. PREFEITURA DO RIO. Receitas Tributárias cresceram 5,2%. IPTU: mais + 1,5%. ISS: mais + 7,1%. ITBI: menos – 8,3%. ICMS: mais + 3,7%. Execução da Dívida Ativa: menos –56%. //// Despesas com Pessoal e Encargos cresceram 14,5%. Despesas com Juros e Encargos da Dívida: mais + 15,3%.  Despesas com Amortização da Dívida: menos – 7,2%. //// Resultado Primário Superávit de R$ 909,8 milhões ou menos – 59% em relação a 2013. ///  Gasto em Educação 19,47% das receitas resultantes de impostos em MDE. (Limite Constitucional 25%).  Gasto em Saúde 19,29% sobre a receita de impostos líquida e transferências constitucionais legais. (Limite Constitucional 15%).

* * *

NOVA PESQUISA DO CENTRO PEW RESEARCH SOBRE RELIGIÕES NA AMÉRICA LATINA!

(Folha de SP, 14) 1. A pesquisa foi feita com 30 mil pessoas em 18 países latino-americanos e em Porto Rico. Segundo o levantamento, 69% da população da região é católica, 19% evangélica e 8% seguem outras religiões. Outros 4% disseram que não têm religião ou não seguem nenhuma denominação.  A pesquisa mostra que a maior parte dos evangélicos na região teve formação católica. Apenas 9% dos entrevistados foram doutrinados no protestantismo, enquanto 84% no catolicismo.

2. Nos últimos anos, a migração do catolicismo para o protestantismo foi maior na Nicarágua, seguida por Uruguai e Brasil. Guatemala e Honduras têm a maior parcela de protestantes (41%), um ponto a mais que a Nicarágua. Na América do Sul, onde a presença da Igreja Católica é maior, o Brasil é o país com a maior proporção de evangélicos, com 26%, e o Paraguai tem a menor, com 8%.

* * *

REINO UNIDO: TRABALHISTAS PERDEM FÔLEGO E CONSERVADORES LIDERAM!

(El País, 14) Uma nova pesquisa dá a vitória aos conservadores. As coisas se complicam ainda mais para o hoje abertamente questionado líder trabalhista Ed Miliband. A seis meses das eleições gerais no Reino Unido, uma nova pesquisa a pior de toda a legislatura para a oposição, coloca os conservadores na frente dos trabalhistas, com três pontos de vantagem. Segundo a Ipsos-Mori, para o Evening Standard, os conservadores obteriam 32% dos votos, os trabalhistas 29%, o nacionalista e populista UKIP 14%, e os liberais-democratas –aliados do governo- 8%.