17 de abril de 2015

DICK MORRIS: “A ÚNICA MANEIRA DE UM POLÍTICO SAIR VIVO DE UM ESCÂNDALO É FALAR A VERDADE E AGUENTAR O TRANCO”! “UMA MENTIRA LEVA À OUTRA”!

1. The New Prince: Machiavelli Updated for the Twenty-First Century (El Nuevo Príncipe, editora El Ateneo), de Dick Morris (coordenador de Clinton em 2006), é leitura básica para entender a complexidade da comunicação política dos governos, muito maior que a do marketing eleitoral, pois ocorre dia a dia. E se insere num universo diversificado, de imprensa, comunicação direta, boatos, opinião pública segmentada, contracomunicação da oposição e dos insatisfeitos e da internet. Morris fala disso em Governar, na parte 2 de seu livro. Nele, trata de temas como popularidade cotidiana, exercício da liderança, agressividade ou conciliação, inércia burocrática, cuidar das costas (controlar seu partido), cortejar a oposição, grupos de pressão, buscar recursos e continuar sendo virtuoso, o mito da manipulação da mídia e como sobreviver a um escândalo.

2. A este último ponto Morris dedica atenção. “Não há como ganhar na cobertura de um escândalo. A única maneira de sair vivo é falar a verdade, aguentar o tranco e avançar”. Com vasta experiência junto à imprensa dos EUA, lembra que, quando ela abre um escândalo, tem munição guardada para os próximos dias. Os editores fatiam a matéria, pedaço a pedaço, para a cada dia ter uma nova revelação. De nada adianta querer suturar o escândalo com uma negação reativa, pois virão outras logo depois, desmoralizando a defesa. E outros veículos entram com fatos novos para desmentir. Para Morris, a chave é não mentir. O dano de mentir é mortal. “Uma mentira leva à outra e o que era uma incomodidade, passa a ser obstrução criminal à Justiça”.

3. A força de um escândalo é a sua importância política. As pessoas perdoam muito mais aqueles fatos sem relação com o ato de governar. E ir acompanhando a reação do público. “Se os eleitores se mostram verdadeiramente escandalizados com o que se diz que ele fez, é melhor que não tenha feito. Roubar dinheiro quase sempre não se perdoa”. Em outros tipos de escândalo, como os de comportamento, os eleitores se mostram mais suaves e compreensíveis. Os mais velhos são sempre menos tolerantes. Os de idade intermediária tendem a ser mais flexíveis, especialmente com escândalos de comportamento. Os eleitores jovens se fixam mais no caráter do governante. Assim, além da complexidade de enfrentar um escândalo, a comunicação de governo deve ser, pelo menos, etariamente segmentada. Na medida em que o governante nada tenha a ver diretamente com o fato, que os responsáveis sejam de fato afastados por traição de confiança. Caso contrário, o próprio governo será contaminado e terá perdido precocemente a batalha de opinião pública e, assim, a batalha política.

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PREFEITURAS: S.PAULO X RIO DE JANEIRO! EXECUÇÃO ORÇAMENTÁRIA DO PRIMEIRO BIMESTRE: DADOS SELECIONADOS!

EM VALORES NOMINAIS E EM VALORES POR HABITANTE.

Receitas Tributárias! SP: R$ 4,3 bilhões e 361,3 reais  /  RIO:  R$ 2,34 bilhões e  362,7 reais

Receitas de Aplicações Financeiras! SP: R$ 323 milhões e R$ 27,1 reais   / RIO: R$ 96,5 milhões e  R$ 15 reais.

Receitas de Operações de Crédito! SP –zero e zero- / RIO: R$ 350 milhões e R$ 54,2 reais.

Despesas Correntes! SP: R$ 4,7 bilhões e R$ 395 reais / RIO: R$ 2,4 bilhões e R$ 372 reais.

Despesas de Pessoal! SP: R$ 2,3 bilhões e R$ 193,3 reais / RIO: R$ 1,48 bilhão e R$ 229,5 reais.

Serviço da Dívida (juros + amortização)! SP: R$ 689 milhões e R$ 57,9 reais / RIO: R$ 205,7 milhões e R$ 31,9 reais.

Investimentos! SP: R$ 130 milhões e R$ 10,9 reais / RIO: 306,9 milhões e R$ 47,6 reais.

Obs.: Em ambos os casos as informações são oficiais dos respectivos sites das prefeituras, relativos à LRF.

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“CHIQUITITAS” É LÍDER DE AUDIÊNCIA NO PÚBLICO INFANTIL!

(Folha de SP, 16) 1. A novelinha “Chiquititas” fechou o mês de março na liderança de audiência em seu horário entre crianças de 4 a 11 anos. Considerando apenas essa faixa etária, a trama escrita por Íris Abravanel marcou 9,6 pontos (cada ponto corresponde a 23.104 indivíduos).  O número é cerca de 120% maior que os 4,3 pontos que a Globo alcançou entre esse público no horário.

2. A produção, que estreou em 2013 e tem mais de 450 capítulos exibidos, também superou a Globo em março entre o público com idades entre 12 a 17 anos.  Nessa faixa etária, “Chiquititas” alcançou 8,9 pontos contra 5,9 da Globo (aqui, cada ponto equivale a 19.376 pessoas). Ou seja, teve 51% mais ibope entre os jovens.