19 de abril de 2013

DOMINGO: ELEIÇÕES NO PARAGUAI!

Resumo do Informe de Cesar Maia, Observador Internacional do Democratas-IDC-UPLA-ODCA!

1. As duas forças tradicionais – Colorados e Liberais – disputam a eleição e se destacam nas pesquisas. Numa média de pesquisas, que se diferenciam muito, o colorado Horácio Cartes tem vantagem decrescente. Cartes é um grande empresário na área de fumo, entre outras atividades. Polêmico ao meio de acusações de contrabando de fumo e lavagem de dinheiro. Dirigente esportivo, foi presidente do Libertad.

2. Defende a ampla integração com Brasil. Já se reuniu com a FIESP pensando em atrair empresas brasileiras oferecendo energia de Itaipu barata e outras vantagens. Ou seja: que o custo-Paraguai seja menor que o custo-Brasil. É defensor aberto dos produtores brasileiros de soja.  Admite a proposta da ALCAN investir no Paraguai assumindo uma turbina inteira de Furnas. Essa é uma questão que divide o Paraguai.

3. Efraim Alegre, do PLRA, fica mais ao centro, com tinturas nacionalistas. Tem como vantagem a máquina governamental que seu partido assumiu com a destituição de Lugo.  E ter a máquina tem dado vantagem a quem governa. Ambos prometem a reintegração ao Mercosul e a Unasur flexibilizando as restrições a Venezuela.

4. Mário Ferreiro é candidato independente. Âncora de programas políticos na TV, tem grande popularidade. Se Cartes e Efraim estão na faixa dos 35%, Ferreiro está na faixa entre 15% e 20%. Entrou pelo vetor à esquerda, defendendo o presidente cassado Lugo. Promete uma integração aos bolivarianos e uma assembleia constituinte com eleições convocadas 3 meses depois de assumir. Diz que agora entende por que se criticava tanto a cobertura dos meios de comunicação das eleições. Sublinha o uso do poder econômico pelos favoritos.

5. Efraim Alegre montou uma grande estrutura de pesquisa de boca de urna, fiscalização e auditoria da transmissão eletrônica de dados, Cresceu nos últimos dias reduzindo para perto da margem de erro a vantagem de Cartes. Esse fala com a tranquilidade de quem tem certeza da vitória. Os três dizem que confiam no TSE e que acatarão qualquer resultado oficial.

6. O batalhão de Observadores da Unasur de coletes azuis demonstra que a eleição estará legitimada pela esquerda, seja qual for o resultado.

                      * * *

FRANCISCANOS, BNDES E O CORREDOR CULTURAL! 

(Carlos Roberto Lopes Haude – Superintendente da Área de Administração, 18) 1. Desde o seu início, o Projeto vem sendo elaborado pelo BNDES em conjunto com a Ordem Franciscana Secular de São Francisco da Penitência, fundada no século XVII, proprietária de 30% da área onde o prédio será edificado e gestora administrativa da Igreja de São Francisco da Penitência. Esse limite de construção foi tratado em parecer técnico do IPHAN – 03.03.1975, sendo esse documento o parâmetro técnico adotado há décadas quando esse assunto é tratado.

2. O projeto tem como limite principal ter a construção altura abaixo da cimalha (ponta do telhado) da Igreja de São Francisco da Penitência, no Morro de Santo Antônio. Portanto, o futuro prédio não será visualizado por pessoa que esteja em qualquer ponto do Largo da Carioca.  O projeto em estudo não terá 14 andares, certamente ficará muito abaixo disto. A rigor, a quantidade de andares será determinada de acordo com o projeto arquitetônico, que será elaborado mediante prévia realização de licitação pública na modalidade de concurso, aberto a arquitetos brasileiros e estrangeiros, cuja Comissão Julgadora deverá ser composta por técnicos do BNDES e profissionais externos ao Banco de notório reconhecimento pela proteção e preservação do patrimônio histórico.

3. O projeto prevê a utilização do prédio para abrigar o novo Centro de Informações do BNDES, que contempla o Geo BNDES, a Biblioteca Digital, o novo espaço físico para o acervo e leitura da Biblioteca, e o Centro de Gestão do Conhecimento do BNDES, bem como os espaços de exposição e convivência. Também deverá ter espaço para área de escritório.

4. Em paralelo, estamos conduzindo junto à Prefeitura do Rio de Janeiro, à Catedral Metropolitana de São Sebastião e às empresas e aos condomínios de edifícios localizados na Av. Chile, outro projeto, o de Revitalização das Avenidas Chile e Paraguai, para onde serão destinados os recursos financeiros da contrapartida a ser paga ao Município. A Área de Administração está à disposição de todos os empregados do Sistema BNDES para eventuais esclarecimentos sobre o projeto aqui tratado.

5. Estudo de visão desde o Largo da Carioca.

                      * * *

RESERVAS DO PRÉ-SAL FORAM SOBRE-ESTIMADAS NO GOVERNO LULA! 

1. O Eike escolheu a melhor parte do pré-sal para explorar. Retirou os melhores técnicos da Petrobras. A OGX (empresa de Óleo e Gás do Eike Batista) se alavancou loucamente para pegar o petróleo e gerou uma bolha no mercado de ações. A OGX encontrou pouco petróleo. A OGX entrou em espiral de queda (tendo seu valor de mercado decaído a 13% de seu valor inicial, ou seja, uma queda de 87%).

2. Reservas foram sobre-estimadas no governo Lula?

3. Conheça a tabela de queda e o gráfico.

                      * * *

JAPÃO: DEMOGRAFIA! 

Relatório do governo japonês registra a maior redução populacional da história do país: -0,22%, de 127,999 milhões para 127,515 milhões, nos doze meses culminando em out/2012. Dados mostram também o envelhecimento da população: número de idosos (acima de 65 anos) supera a marca de 30 milhões pela primeira vez (passando de 23,3% a 24,1% da população).