23 de agosto de 2016

INÍCIO DA CAMPANHA PARA PREFEITO DO RIO. PRIMEIRO CONFLITO POLÍTICO-JURÍDICO: ACESSO DOS CANDIDATOS AOS DEBATES NA TV!

1. Passada a Olimpíada, durante a qual as campanhas para prefeito ficaram ocultas, a campanha aberta teve início. Como ocorre sempre, os partidos -convidados pelo TRE- foram chamados para serem informados sobre as regras do jogo, ou seja, a interpretação que o TRE formaliza da legislação eleitoral aprovada após as eleições de 2014.

2. Pela nova legislação, só terão direito a participar dos debates pela TV os candidatos dos partidos com um mínimo de deputados federais. Isso não significa proibição. Essa só ocorreria se alguns candidatos não concordassem com a participação de um candidato de partido com um número menor de deputados.

3. Nas eleições anteriores, as emissoras de TV usavam como referência às pesquisas de opinião. Ou seja, um candidato com um mínimo de intenções de voto seria convidado a participar. Por esta regra, o deputado Marcelo Freixo, segundo nas pesquisas de intenção de voto, participaria.

4. No primeiro debate marcado, a emissora de TV usou um critério salomônico: na medida em que os demais concorrentes não se opusessem, todos os candidatos com sensibilidade nas pesquisas participariam. Mas, até de forma surpreendente, pelo menos três grandes partidos não concordaram com a participação de Freixo.

5. Do ponto de vista político, esta negativa é um erro por três razões. Primeiro porque sinaliza um certo temor a esgrimir argumentos com o candidato vetado. Segundo porque numa eleição em dois turnos é importante para os candidatos que têm potencial para ir ao segundo turno que o eleitor dos demais que não cheguem ao segundo turno não acumulem rejeição e eles.

6. Terceiro porque os candidatos que vetaram a participação de Freixo nos debates introduziram um tema contra eles que não estava na campanha. Serão instados sistematicamente a responder por que, pois criaram uma sensação de que não são democráticos.

7. Se a lei não é determinativa, ou seja, não cria um direito para os demais candidatos, ter passado a ser pela interveniência desses outros candidatos é um erro. Resta agora saber o impacto desses fatos sobre a opinião pública. De nada adiantará não tratarem do assunto porque os militantes da outra candidatura, os candidatos a vereador e o próprio candidato irão explorar. E, é claro, as redes sociais, onde a presença de Freixo tem gerado um multiplicador muito maior que dos demais.

8. Finalmente, no domingo, a Band ofereceu uma solução que amplia o debate para todos os 11 candidatos – inclusive os de partido sem representação na Câmara. A proposta foi aceita por todos os candidatos.

* * *

ELEIÇÃO PRESIDENCIAL DOS EUA: PESQUISA PEW RESEARCH CENTER!

Números e curiosidades da última pesquisa da conceituada Pew Research Center, realizada entre os dias 9 e 16 de agosto. Com os números é possível ver que o perfil dos eleitores de Trump é majoritariamente de brancos evangélicos sem ensino superior; e que as eleições deste ano está muito mais definida por “não deixar o outro vencer”.

Clinton 41%, Trump 37%, Johnson 10%, Stein 4%

Mulheres: Clinton 49%, Trump 30%
Homens: Clinton 33%, Trump 45%

Com pós-graduação: Clinton 59%, Trump 21%
Com graduação: Clinton 47%, Trump 34%

Eleitores de Trump:
Brancos sem graduação: Trump 51%, Clinton 26%
Brancos evangélicos: Trump 63%, Clinton 17%

Voto negativo:
Você diria que sua escolha é mais um voto PARA ___ ou CONTRA ___?

Entre aqueles que apoiam os Republicanos:
2016: Contra Clinton 53%, Para Trump 44%
2008: Contra Obama 35%, Para McCain 59%

Entre aqueles que apoiam os Democratas:
2016: Contra Trump 46%, Para Clinton 53%
2008: Contra McCain 25%, Para Obama 68%

Percepção do candidato:
% de eleitores que dizem que cada um seria um(a) ___ presidente se eleito(a).
Clinton: Ótima 11%, Boa 20%, Regular 22%, Ruim 12%, Péssima 33%
Trump: Ótimo 9%, Bom 18%, Regular 15%, Ruim 12%, Péssimo 43%

Visão do futuro, passado:
Comparada com 50 anos atrás, a vida para pessoas como você, na América, é…
Todos eleitores: Pior 47%, Melhor 36%, Mesma 13%
Eleitores de Clinton: Pior 19%, Melhor 59%, Mesma 18%
Eleitores de Trump: Pior 81%, Melhor 11%, Mesma 6%

O futuro da próxima geração de americanos será ___ comparado com a vida hoje.
Todos eleitores: Pior 49%, Melhor 24%, Mesmo 22%
Eleitores de Clinton: Pior 30%, Melhor 38%, Mesmo 28%
Eleitores de Trump: Pior 68%, Melhor 11%, Mesmo 15%

Essas duas respostas podem ter sofrido influência do perfil dos eleitores de Clinton, pois 24% de seus eleitores são negros e 10% hispânicos (contra 87% de eleitores brancos de Trump), e 28% de seus eleitores se encontram na menor faixa de renda (menos de USD 30 mil/ano), contra 40% que se encontram na classe média, de Trump.

Controle de segurança sobre americanos muçulmanos:
% de eleitores que dizem que como parte dos esforços do governo no combate ao terrorismo, muçulmanos vivendo nos EUA…
Todos eleitores: Não devem ser alvo de mais controle de segurança 64%, Devem ser alvo de mais controle de segurança 30%
Eleitores de Clinton: Não devem ser alvo de mais controle de segurança 82%, Devem ser alvo de mais controle de segurança 14%
Eleitores de Trump: Não devem ser alvo de mais controle de segurança 37%, Devem ser alvo de mais controle de segurança 57%

Economia e Governo:
Aumento do salário mínimo federal de USD 7,25/hora para USD 15/hora.
Todos Eleitores: Contra 46%, A favor 52%
Eleitores de Clinton: Contra 17%, A favor 82%
Eleitores de Trump: Contra 76%, A favor 21%

% de eleitores que dizem que…
Todos eleitores: O governo não tem como fazer mais para ajudar quem precisa 48%, O governo deve fazer mais para ajudar quem precisa 47%
Eleitores de Clinton: O governo não tem como fazer mais para ajudar quem precisa 25%, O governo deve fazer mais para ajudar quem precisa 72%
Eleitores de Trump: O governo não tem como fazer mais para ajudar quem precisa 71%, O governo deve fazer mais para ajudar quem precisa 21%