24 de setembro de 2013

RIO: UM EXEMPLO PARA DESFAZER O DISCURSO DOS POLÍTICOS QUE DEMONIZAM A IMPRENSA!

1. É rotina os políticos atribuírem à imprensa os seus problemas, a sua popularidade, as suas derrotas. O PT é exemplo disso. Quase que semanalmente volta ao tema do controle dos meios de comunicação. Elaboram projetos de lei, vazam, fazem circular pela internet, dão exemplos comparados…, e por aí vai. As críticas que fizeram à imprensa em 2005 no caso do mensalão deveriam ser revistas depois dos resultados eleitorais de 2006.

2. Mas no Rio de Janeiro é que os demonizadores deveriam focalizar mais as suas críticas e chegar à conclusão que todos os seus discursos são justificativas para os problemas reais que enfrentam e a carga sobre a imprensa é apenas nuvem de fumaça.

3. No Rio, uma torcida enorme para que a curva positiva, que começou em 1989, fosse cristalizada como um novo momento levou a imprensa a focalizar tudo de positivo que acontecia, a minimizar os problemas e a –de certa forma- blindar o governador e o prefeito da capital às críticas.

4. Não faltaram manchetes continuadas exaltando as medidas na segurança pública, a terceirização da educação e da saúde públicas, as medidas repressivas relativas à ordem urbana, projetos viários, investimentos para os eventos, etc. Uma torcida que uniu todos os cariocas cuja característica é renovar energia a todo o momento.

5. É verdade que as fotos/vídeos de um jantar do governador em Paris não ajudaram a imagem dele. Mas, apesar dos guardanapos, essa imagem de boa vida, de amigo de grandes empresários, do Lula, de viagens, de fotos com artistas, de presença em eventos, falas de valentão, etc., foi sempre a imagem que ele escolheu.

6. Mas nada disso faz desaparecer os erros de gestão. Da mesma forma o prefeito da capital, que trocou as medidas de fundo por fotos acordando cedo e dormindo tarde, de responsável pelas privatizações de serviços públicos essenciais, de líder do novo higienismo, de apoio à especulação imobiliária, linha burra de ônibus biarticulados, de deboche em relação às críticas. Ambos –além da torcida da imprensa- gastaram centenas de milhões de reais em publicidade.

7. Mas toda essa torcida, de todos os lados, não foi (e não poderia ser) suficiente para fazer desaparecer os erros graves em matéria urbana, transportes, educação pública, saúde pública, custos de obras, desperdícios, contratações sem licitação, etc. E, de repente, e não mais que de repente vingou a história infantil: o rei está nu. A greve dos professores voltou depois de 23 anos. E outras estão a caminho.

8. Paradoxalmente, o empreiteiro vizinho em Mangaratiba circulou com tranquilidade pelo Rock in Rio, mas governador e prefeito ficaram em casa e o governador foi “agraciado” com um forte coro refundador.

9. A imprensa cumpre seu papel de interpretar os fatos, aplaudindo e criticando. Se esse papel não coincide com o que políticos demonizadores pensam, pior para estes. Uma vez, Perón no exilio, respondendo a um repórter, disse: As batalhas políticas se enfrentam com armas (pelos impacientes), ou com o TEMPO (pelos experimentados).

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EDUARDO CAMPOS SUPERA DILMA EM PERNAMBUCO!

Pesquisa do Instituto Opinião realizada entre os dias 13 e 18/09 em 80 municípios, com 2 mil eleitores.

1. É a primeira vez que Eduardo Campos supera Dilma no Estado. Ele alcançou 37,4% contra 32,3% de Dilma. Marina vem em terceiro com 11,9% e Aécio Neves em quarto com 2,5%. Eduardo Campos vence na Região Metropolitana e na Zona da Mata, mas ainda perde nos Sertões e no Agreste.

2. Em maio e julho foram feitas duas pesquisas em todo o estado de Pernambuco. A de maio é do IPMN (13 e 14/05), com 2.369 questionários. Dilma 42%, Eduardo 29%, Marina 4% e Aécio 2%.  A de julho foi do PSC Nacional (encomendada a Ulrich Pesquisa e Marketing), com 1.000 entrevistas. Dilma 43%, Eduardo 34%, Marina 11% e Aécio 2%.

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PREFEITURA DO RIO QUER REVER ZONEAMENTOS!

1. Em reunião (19) na Ilha do Governador, a prefeitura do Rio assustou os moradores informando que quer rever todos os PEUS, especialmente por onde passarem suas novas obras viárias. E a Ilha do Governador é a bola da vez. Ficou o cheiro de especulação imobiliária no ar.

2. E atenção, disse mais: Vão fazer uma transposição de zonas. Ou seja, ZR-2, acima da cota 25, passará pra ZRM-2. A ZR-3, abaixo da cota 25, se enquadra numa zona residencial multi-familiar local, onde poderão ter comércio e serviços de pequeno porte. A ZT-2 (Zona Turística) terá comércio e serviços afetos a atividade de turismo. O CB1 (Centro de Bairro) onde pode ter uso misto (comércio em baixo e residência em cima) vira ZRM-4. Nas áreas verdes militares agora estão propondo alguns zoneamentos diferenciados. Serão ZCA (Zona de Conservação Ambiental). Área do Aeroporto será ZCS-3 (zona de comércio e serviços 3). Darão uso misto e comercial ao Fundão.  Chegaram à conclusão que uma zona de uso misto seria o melhor zoneamento para a cidade universitária.

3. Bem, pelo menos resta à defesa da cidade e da população a lei: para mudar zoneamentos, a prefeitura terá que apresentar projetos de lei à Câmara Municipal. Isso será a garantia de transparência, audiência pública e debate. E risco da maioria de vereadores não votar –pelo menos até a eleição de 2014.

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70% DOS CARIOCAS DÃO NOTA ABAIXO DE 4 PARA CALÇADAS!

(Fernando Molica – Informe O DIA, 24) Pesquisa do “Rio Como Vamos”.

Os entrevistados deram notas de 1 a 10 para os diversos itens: a facilidade de locomoção em ruas e calçadas recebeu 70% de avaliações inferiores a 4.  O respeito aos espaços para deficientes (banheiros e vagas para carros) e o acesso aos meios de transporte e a prédios públicos e particulares também receberam mais de 50% de notas baixas. Dos cariocas, 6,21% têm alguma deficiência.

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QUEDA DO TURISMO NO ORIENTE MÉDIO AUMENTA O TURISMO NA ESPANHA E FRANÇA! 

A Espanha registrou no passado mês de agosto um número recorde de turistas estrangeiros: 8,3 milhões,+ 9% sobre os dados do mesmo mês de 2012. A agitação de outros destinos procurados pelos turistas, como o Egito e a Turquia, são as causas principais de tal aumento.  Desde o começo do ano, a França acolheu 42,3 milhões de turistas estrangeiros (+ 4,5%).