25 de outubro de 2012

UM PARADOXO -UMA INVERSÃO- NA ELEIÇÃO DE PRESIDENTE DOS EUA!

1. Tradicionalmente, os temas internos – economia, emprego… – são sempre os temas fortes dos candidatos democratas. Lembre-se do “é a economia, estúpido” na primeira eleição de Clinton. Os temas externos, da visão imperial dos EUA são, tradicionalmente, temas fortes dos candidatos republicanos.

2. Agora, na campanha de 2012, as pesquisas mostram uma inversão. Obama vence com folga nos temas externos e Romney vence com folga nos temas internos, especialmente emprego. Para mais de 60% a economia vai mal.

3. Mesmo o assassinato do embaixador dos EUA na Líbia, ou a guerra civil na Síria não têm alterado a vantagem de Obama. Talvez a morte de Bin Laden e a retirada de soldados do Iraque tenha neutralizado a retórica republicana. Além, claro, do maior conhecimento demonstrado por quem governa.

4. Por outro lado, mesmo os sinais de melhoria da economia norte-americana, nem os articulistas pró-Obama, nem a argumentação de Obama, tentando desqualificar as propostas de Romney, não têm afetado até aqui a vantagem de Romney em temas internos. “Vou criar 12 milhões de empregos”, é repetido por Romney.

5. Analistas de pesquisas dizem que é isso que explica até aqui o empate nas pesquisas e até a vantagem de Romney. O eleitor sabe que os republicanos, em política externa, serão sempre falcões, mesmo que Obama esteja mais preparado. Mas depois de 4 anos, todos no pós-crise de 2008, e os resultados pífios em matéria econômico-social, a ideia que passa é que Obama  e equipe não estão preparados para mitigar as consequências sociais da crise econômica, que permanecem.

6. Dessa forma, dizem que a vitória de Obama no último debate, centrado em Política Internacional, não deve alterar o empate mostrado nas pesquisas. E que agora, mais do que nunca, ambos os candidatos mergulham nos Estados, buscando o melhor resultado na eleição de delegados distritais, na forma da legislação eleitoral de cada um deles. Há Estados que vencendo por um voto leva todos os delegados. E outros que os delegados eleitos obedecem à proporção dos votos.

7. Acham mesmo que é possível que Romney vença no voto majoritário, mas perca a eleição em número de delegados, num resultado invertido da eleição Al Gore x Bush.

* * *

MAIS DA SÉRIE: O RIO À VENDA!

(Informe O DIA, 25) O governador Sérgio Cabral assinou decreto autorizando a venda de até 25% das ações da Cedae que pertencem ao governo do Estado. Os papéis serão levados ao mercado em uma oferta pública — a definição dos detalhes caberá à Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

* * *

BRASIL, 62º NO RANKING DE IGUALDADE DE GÊNEROS!

O Brasil ficou em 62º entre 135 países em igualdade de gênero no estudo do World Economic  Forum para 2012. Veja a tabela 3.b na página 10 do estudo, com seu detalhamento por partes. Longo estudo de 381 páginas.

* * *

PREFEITURA DO RIO: ATROPELANDO A LEI E O DIREITO DOS SERVIDORES!

1. (LI – VS)  Não há mais a hierarquização e, portanto, Nível Médio, Médio Especializado e Elementar estão com quase os mesmos vencimentos, independentemente da Classe em que estejam. Um Agente de Administração, Classe Especial, ou seja, com 30 anos de serviços prestados a Prefeitura, percebe como Vencimento Básico R$ 747,77. Isso é degradante!

2. (Ex-Blog) A lei é clara. O piso é o salário mínimo nacional e quando este aumenta o piso mínimo dos vencimentos aumenta e a escala tem que ser rehierarquizada, a partir deste novo piso.  Isso não é feito desde 2009. Um atropelo à lei e ao direito dos servidores.