Jogo Rápido com o vereador Cesar Maia

cesarmaia017

Cesar Maia (DEM), 67 anos, é economista. Foi prefeito da cidade do Rio de Janeiro por três mandatos, dois consecutivos. Deputado federal constituinte em 1988 pelo PDT, participou da elaboração da atual Constituição Federal. Na juventude, sua militância de esquerda ocasionou sua prisão pelo regime militar, e seu exílio para o Chile, em 1968. Também presidiu o extinto Banco do Estado do Rio de Janeiro – BANERJ. Hoje, o parlamentar Cesar Maia cumpre seu primeiro mandato no Legislativo Carioca, eleito com 44.095 votos, o terceiro mais votado no pleito municipal de 2012. O experiente político fala para a coluna Jogo Rápido sobre seus objetivos e metas para o mandato na 9ª Legislatura da Câmara do Rio e explica por que decidiu se tornar vereador agora, com quase 70 anos.

O senhor foi prefeito do Rio por três mandatos, tem larga experiência e vivência no serviço público. Por que ser vereador agora?

R- Exatamente por isso. Há uma distorção na democracia brasileira e latino-americana, que é a hegemonia do Executivo. Numa democracia plena os poderes são independentes e o Legislativo é o poder matriz, pois dele saem as leis que regerão os demais.

Nos seus primeiros discursos, o senhor tem destacado a importância da realização do concurso público para a Câmara do Rio. É uma ação urgente?

R- Fundamental e consensual na Câmara Municipal. Apenas tenho pedido que se divulgue antes o Quadro de Cargos sobre o qual virão os concursos.

E sobre o Livro de Memória do Legislativo Municipal, como surgiu essa proposta?

R- Fiz isso em todas as minhas administrações desde a secretaria de Fazenda. Há que se ter um Núcleo de Memória. Soube que a memória da Câmara Municipal está na ALERJ.

No pacote de projetos que o senhor apresentou consta um que pede a revogação da Lei das OS’s. Por que a lei precisa ser revogada?

R- Essa é uma questão vital: as privatizações da saúde e da educação vão levar a desintegração desses dois sistemas fundamentais.

O que o eleitor carioca pode esperar do mandato de Cesar Maia na Câmara do Rio?

R- Lutar pelo fortalecimento do Poder Legislativo municipal, lutar pelo fortalecimento do caráter público dos serviços municipais, o que inclui a luta contra a privatização, defender os direitos e a progressão dos servidores públicos, lutar contra a especulação imobiliária, defender os direitos dos que mais precisam.