26 de março de 2014

O USO EQUIVOCADO DAS REDES SOCIAIS EM CAMPANHAS ELEITORAIS!

1. No Painel da Folha de SP (24), Vera Magalhães destaca o planejamento do PSDB para uso das redes sociais na campanha presidencial de 2014. Diz assim: O comando da campanha de Aécio Neves (PSDB) ao Palácio do Planalto montou uma força-tarefa para formar 9 mil militantes em todo o Brasil para atuar nas redes sociais a favor da candidatura do tucano. Até o fim de maio, serão 300 sessões de treinamento. Os militantes são orientados a difundir noticiário positivo de Aécio e críticas ao governo Dilma Rousseff. O PSDB bancará os custos com salas e equipamento. O PT fará evento semelhante, em abril, em São José dos Campos (SP). Segundo um dirigente tucano, a maior parte dos militantes é jovem e quase todos são voluntários. Reservadamente, o partido admite pagar uma ajuda de custo para incentivar a adesão ao programa.

2. Este Ex-Blog, em notas anteriores, sublinhou que os “turistas” nas redes sociais, acionados por interesse eleitoral, vendidos por agências que se dizem especializadas em marketing na internet têm muito pouca ou nenhuma eficácia. As notas postadas nas redes têm um potencial efetivo de multiplicação quando são de iniciativa daqueles que já estão nas redes e, portanto, conhecem a sua rotina e avançaram em circunferências interativas de atenção.

3. Muito mais ainda. A lógica das redes parte da iniciativa dos indivíduos e não de máquinas partidárias ou organizações específicas. Quando essas são identificadas, a credibilidade dos repasses desmorona. E principalmente quando se trata de ação política orquestrada e verticalizada. Imagine notícias pasteurizadas e distribuídas para postagem dos 9 mil “contratados”.

4. Há um vetor correto na proposta: não fazer campanha explícita do candidato, mas multiplicar ideias que produzam convergência espontânea e sinergia com as ideias do candidato –a favor dele e contra seus adversários.

5. O que se deve fazer e já deveriam ter feito há muito tempo, é identificar os militantes e simpatizantes que já estão nas redes, cotidiana e sistematicamente e buscar com eles criar canais de informações que estes multiplicariam ou não, ajustando da forma que entenderem seus textos. O estímulo central não pode nunca tirar o caráter espontâneo das iniciativas individuais. Lembre-se que uma só pessoa na rede pode ter um multiplicador maior que os 9 mil. Identificar essas pessoas –militantes/simpatizante teria um valor agregado potencial milhares de vezes maior.

6. A publicidade na internet nos ensina isso. Empresas pagam para postar seus banners nos tipos de comunicação em rede, de pessoas que já partem de um volume sensível de acessos.

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RIO É A CIDADE-SEDE DA COPA COM HOTÉIS COM A MENOR TRANSPARÊNCIA!

(Globo, 26) 1. A secretária Nacional do Consumidor, Juliana Pereira, do Ministério da Justiça, afirmou ontem (25) que o Rio é a cidade-sede da Copa do Mundo que apresenta maiores problemas na relação entre o setor hoteleiro e consumidores. A secretária reuniu-se com dirigentes de Procons do país inteiro e disse também que esse segmento perdeu a oportunidade de ser transparente. O setor, segundo Juliana Pereira, omitiu dados dos preços dos hotéis para os órgãos de defesa do consumidor e da sociedade.

2.  – A situação mais grave que tem nos chegado é a do Rio, que, de fato desperdiçou uma oportunidade de construir uma relação de transparência e apresentar, não só para os órgãos de defesa do consumidor como para toda a sociedade as tarifas que estão sendo cobradas — disse Juliana, que insistiu com esse setor do Rio.

3. Juliana mostrou como exemplo de falta de transparência no setor pesquisas feitas sobre o carnaval e o réveillon. — Nós pedimos para mostrar a média tarifária da alta temporada, que ocorre no Carnaval e no réveillon. E, assim, se criar um ambiente de escolha, de transparência, mas isso foi desperdiçado. Houve uma reunião com hotéis do Rio, onde surgiu a proposta da transparência, mas, infelizmente, o setor não correspondeu. Não houve acordo firmado.

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PESQUISAS ELEITORAIS: PARLAMENTO EUROPEU (25/05) E PANAMÁ (04/05)!

1. (El País, 24) UE: PPE –centro-direita- 29% (cai 16% em relação ao parlamento atual), Socialistas: 27% (crescem 4,6%),  Antipolítica/Populistas 14% / Liberais 8% / Esquerda Unida 7%.

2. (Dichter & Meira, 23) Panamá- José Domingo Arias (50 anos), 39%-  do CD (oficialista-centro-direita), Vice Ministro do Comércio Exterior (2009-2011) e Ministro da Habitação e do Ordenamento Territorial (2011-2013), /  Juan Carlos Navarro (52 anos), 32%- do PRD, Prefeito do Distrito do Panamá (1999-2009) e Secretário Geraldo Partido Revolucionário Democrático (desde 2012)  /  Juan Carlos Varela (50 anos), 24%- do Panameñista, centro, Vice Presidente da República (2009-2014) e Ministro das Relações Exteriores (2009-2011).

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VENEZUELA CRIA O “SISTEMA ALTERNATIVO DE DIVISAS II”!

(El País, 25) O valor do bolívar na Venezuela desintegra. O que era uma realidade nas ruas no mercado paralelo muito longe do câmbio oficial, passou a funcionar também nas operações do Banco Central da Venezuela. O primeiro leilão do novo “Sistema Cambial Alternativo de Divisas” (SICAD II), fixou ontem (24) um tipo de câmbio médio de 51,86 bolívares por dólar. O câmbio oficial básico, continua artificialmente fixado em 6,3 bolívares por dólar e 11,36 bolívares por dólar no Sistema Complementar de Administração de Divisas (SICAD), realizado em 15 de janeiro.