27 de março de 2015

REDES SOCIAIS ESTÃO REATIVANDO OS JORNAIS DE BAIRRO?

1. Pesquisa do IBOPE realizada no bairro de Santa Cruz, no Rio, surpreendeu os analistas e os próprios meios de comunicação de grande circulação ou audiência. A memória da população de que jornal costuma ler apontou um jornal local editado pela CSA com participação comunitária. 75% apontaram o ALÔ COMUNIDADE. Sendo que entre os jovens 89% o apontaram. O EXTRA jornal (de longe) de maior circulação entre os segmentos de renda média ou baixa, ficou em segundo lugar.

2. Algo interessante que se tem notado é que a cada dia mais as pessoas estão procurando notícias dos bairros, da sua região, de suas ruas. Se pode constatar isso nas redes sociais e, em especial, no Facebook.

3. A probabilidade é que as redes sociais -pela agilidade, pelos contatos pessoais, pela informalidade, pelo alcance, pela horizontalidade e, especialmente, pela “formação de repórteres informais fora de organizações”- estejam reativando os jornais locais, os jornais, panfletos…

4. Aliás, era assim a “imprensa popular” na segunda metade do século XVIII. Quem se interessar, uma leitura muito interessante é POESIA E POLÍCIA: redes de comunicação na Paris do século XVIII, de Robert Darnton. Estaria voltando? Seria uma espécie de plataforma física da imprensa das redes sociais locais?  Há que se acompanhar com muita atenção.

5. ALÔ COMUNIDADE circula com 50 mil exemplares mensalmente e tem distribuição gratuita. Uma experiência diferente dos jornais gratuitos que são distribuídos no Metrô…, mas que tem como foco pautas similares as dos grandes jornais, não tendo o foco local.

6. Conheça a última edição do ALÕ COMUNIDADE!

7. (Mundo do Marketing) Jornal comunitário da ThyssenKrupp CSA é o mais lido em áreas do Rio

Publicação voltada especificamente para áreas de influência da companhia supera diário mais vendido na região, segundo mostra resultado de pesquisa do Ibope

ThyssenKrupp CSA edita o jornal “Alô Comunidade”, distribuído aos moradores de Santa Cruz, bairro da Zona Oeste do Rio de Janeiro, e de Itaguaí, município fluminense, regiões em que a empresa está presente. Esse tipo de iniciativa é realizada por muitas empresas que buscam se relacionar e se comunicar com stakeholders, mas a diferença, desta vez, é que a publicação se tornou a mais lida da área.

Com 50 mil exemplares e periodicidade mensal, o jornal é apontado como a principal fonte de informação para 75% dos moradores. Entre os jovens (14 anos a 28 anos), a aderência é ainda maior: 89%. O Extra, o jornal com maior distribuição no Rio, aparece em segundo lugar, segundo pesquisa Ibope.

Todo ano, quatro jovens, moradores da Reta João XXIII, são selecionados para participar da edição do jornal por seis meses, no projeto Repórter Comunitário. Eles são responsáveis por sugerir e elaborar uma matéria por mês com personagens do local onde vivem.