29 de agosto de 2013

DILMA HUMILHA O ITAMARATY! 

1. A Comissão de Inquérito que foi criada pela julgar o Ministro Eduardo Saboia é formada por dois Diplomatas, um Auditor Fiscal da Receita Federal e um Assessor da Controladoria Geral da União, que a presidirá.

2. Desde as épocas dos Chanceleres Celso Amorim e Antônio Patriota, o Itamaraty vem perdendo espaço, inclusive em áreas administrativas. Mas jamais ocorrera uma comissão de inquérito com pessoal de fora.

3. Quando os militares assumiram o poder em 1964, eles queriam colocar um dos seus à frente da Divisão de Segurança e de Informações, bem como das comissões de investigação sumária. O então Ministro Leitão da Cunha se opôs ferozmente a tal intromissão.

4. Mas, agora, com Dilma…

* * *

FALTAM GOVERNO E AUTORIDADE NO RIO! ATÉ EMPRESÁRIOS QUEREM ACELERAR SAÍDA DE CABRAL!

(Molica – Informe – O DIA, 29) 1. Convocadas pela Associação Brasileira da Indústria Hoteleira (ABIH), as principais entidades empresariais do Rio se reunirão, segunda-feira, num hotel de Copacabana, para discutir o combate às manifestações violentas como as que têm ocorrido nas últimas semanas. Em e-mail para entidades como as federações das Indústrias, Bancos e Comércio, Alfredo Lopes, da ABIH, diz que a sociedade é refém e vítima de uma “minoria agressiva” que utiliza “práticas fascistas”. A mensagem convoca os empresários para a defesa dos “valores democráticos”.

2. O setor turístico é um dos mais assustados. Com a repercussão dos atos de violência na Zona Sul, restaurantes e bares têm recebido menos clientes, hotéis já registram quedas na ocupação e há casos de cancelamento de reservas para a Copa do Mundo.

3. Dirigentes de entidades evitam críticas diretas ao governo, mas reclamam de uma certa passividade da polícia. Alguns afirmam torcer para a posse imediata de Pezão: dizem que Sérgio Cabral, desgastado, perdeu autoridade.  Alguns aliados de Cabral temem que a situação saia do controle. Têm feito críticas ao secretário de Segurança, José Mariano Beltrame, chamado de omisso. Ele estaria resistindo a determinar uma repressão mais efetiva aos manifestantes.

* * *

BRASIL! PARTICIPAÇÃO DA INDÚSTRIA NO PIB É A MENOR DESDE 1955: 13,3%!

(Estado de SP, 28) A participação da indústria de transformação no PIB foi de 13,3% em 2012, retrocedendo ao nível que o setor tinha na economia em 1955, antes da implantação do Plano de Metas de Juscelino Kubitschek. E, mantida as atuais condições de crescimento, essa participação deverá cair para 9,3% em 2029. Os dados fazem parte da pesquisa “Por que reindustrializar o Brasil?”, elaborada pelo Departamento de Competitividade e Tecnologia (Decomtec) da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp).

* * *

(ACRJ) 1998 A 2013 (15 ANOS): O CÂMBIO CONTINUA DEFASADO!

Variação período dezembro de 1998 a julho de 2013, IPCA aumentou 154,9%; INPC aumentou 161,6%; câmbio aumentou 89,6%; salário mínimo aumentou 421,5%; IGP-M aumentou 251% e o; IGP-DI aumentou 248,7%.

* * *

EMBAIXADOR BIATO É MUITO PRÓXIMO A MARCO AURÉLIO GARCIA!

(Folha de SP, 28)  A operação de retirada do senador boliviano Roger Pinto Molina de La Paz para o Brasil fez ontem sua terceira vítima. Irritada com o episódio, a presidente Dilma Rousseff retirou a indicação do embaixador Marcel Biato para assumir a embaixada em Estocolmo (Suécia). Biato era o embaixador brasileiro na Bolívia quando Molina se refugiou na embaixada, recebendo em seguida asilo diplomático do governo do Brasil. O Palácio do Planalto suspeita que ele tenha participado da operação que trouxe o senador boliviano.