29 de maio de 2019

RELATÓRIO DE JORDAN NASCIMENTO (JDEM-RIO) CAMPUS KAS-REDHL – “MIGRAÇÃO: DESAFIOS E GOVERNABILIDADE”!

22 a 24 de maio – Medellín-Colômbia

22 de maio, quarta feira:

– Boas vindas com o Diretor da Kas-Montevideo, Ruben Alexander.

– Apresentação dos participantes com Paola Hernández, Secretária geral da REDHL:

. Cada participante se apresentou dizendo quem era, expectativa do evento e o que tinha para contribuir.

– Palestra: Deslocamento forçado, Fenômenos multicausais e principais consequências com Yazmin Gómes, Defensora na Cidade Regional de Caldas-Colômbia:

. O deslocamento forçado na Colômbia se deu por Conflitos armados internos, gangues criminosas e o narcotráfico.

. A migração forçada da população Venezuelana se dá por principalmente por conta da inflação, perda do poder aquisitivo, desvalorização do bolívar, desabastecimento de alimentos, medicamentos e insumos básicos.
. Violação de Direitos.
. Violação dos Diretos da população étnica.
. Violação dos Direitos das mulheres.
. Violação dos Direitos da população com orientação sexual e identidade de gênero diversa.

– Palestra: Migrantes e Refugiados, diferenças, benefícios e desafios da migração com Dr Carlos Holmes, Ministro da Relações Exteriores da Colômbia:
. Para os jovens líderes da América Latina que compartilham o humanismo como pilar da ação política, os problemas da migração e dos refugiados não são apenas determinados pela situação política no mundo e, em particular, na região, mas especialmente pelo valor ético que eles devem cobrir as ações para responder imediatamente, mediamente e a longo prazo dos direitos humanos em busca de uma cidadania global.

. Refugiados Venezuelanos na Colômbia: 442.462 Venezuelanos Registrados; 253.575 famílias registradas; 26.82% meninos, meninas e adolescentes; 7.68% grupos étnicos; 1.11% afiliados ao sistema de saúde; 48.70% matriculados em escolas(6-17 anos); 89.40% espressam seu desejo de permanecer na Colômbia.

– Palestra: Segurança cidadã, migração e governabilidade, com
José Octavio Cardona León – prefeito de Manizales, Depto. de Caldas-Colômbia:
. O nível de seguridade da Colômbia é baixissimo.
. O número e homicídos da Colômbia quase que se equipara ao Brasil
. A taxa de Feminicídio é a maior de todos os tempos.
. Menizales é a cidade que tem a menor taxa de homicídios da Colômbia(13%)
. De 22 e abril a 15 de Maior, Menizales não registrou nenhum homicídio.

– Apresentação das delegações: análise situacional da questão da migração por país, com
Paola Hernández – secretária geral da REDHL:
O trabalho deveria conter os seguintes tópicos: – dados sobre imigrantes no seu País mencionando 3 destinos principais e número de pessoas repatriadas; – lista de Países que exigem um visto para entrar no seu País; Número de refugiádos no seu País; – deslocamento interno, as 3 principais Cidades.
*Fiz uma apresentação em Power Point e junto desta apresentação citei alguns pontos importantes como:
– Dois meses atrás Bolsonaro sancionou um Decreto Unilateral, liberando os turistas dos Estados unidos, Austrália, Canadá e Japão para que entrassem no Brasil sem a obrigatoriedade de Visto.
– No Brasil até o final de 2018 tinhamos um total de 33.666 pessoas que solicitaram o reconhecimento do status de refugiado. A previsão é de que haja cerca de 190.000 refugiados no Brasil até o final de 2019. Os Venezuelanos representam mais da metade dos pedidos feitos com 17.865 solicitações, na sequência estao os Cubanos com 2.373 solicitações, os Haitianos com 2.362 solicitações e os Angolanos com 2.036 solicitações. Os Estados com mais pedidos de Refúgio são, Roraima(15.955), São Paulo(9.591) e Amazonas(2.864). Todos os dados acima são segundo a Polícia Federal.

– Palestra: Visão dos partidos políticos e governabilidade, com Omar Yépez Alzate – Presidente do Partido Conservador da Colômbia.

– Palestra: Desafios da governança em tempos de crise migratória, com Daniel Paris – Assessor da vice-presidência de regiões de consultoria da Colômbia.

23 de maio, quinta feira:

– Palestra: Política migratória panamenha, com Carlos Rubio – Ministro do Interior, Panamá:
. Fluxo migratório.
. Caminho de fluxo controlado.
. 1º HUB humanitário regional: A meta foi estabelecer um centro logístico de excelencia no Panamá, com capacidade de assistências humanitárias para todos os Países; Assegurar um sistema de gestão e facilitação da ajuda humanitária entre os utilizadores socio-estratégicos e outros beneficiários; Fortalecer as capacidades de respostas dos sistemas nacionais de proteção civil e humanitária; promover a profissionalização e capacidade logística e humanitária na região;
– Usuários do HUB: Sistema Nacional de proteção civil(SINAPROC); Federação Internacional da Cruz Vermelha(FICR); Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados(UNHRD).

– Debate: Análise do Pacto Migratório, com Efraín Cepeda – senador Colômbia – Partido Conservador, Paola Holguín – senadora Colômbia – Centro Democrático, Félix Chica- Representante da Câmara – Partido Conservador, Colômbia, Rodrigo Lara Restrepo – senador Colômbia – Cambio Radical, Rubén Alexander Schuster – diretor da Fundação Konrad Adenauer de Montevidéu:
. A Senadora defende que a migração só chegou aonde chegou por conta da falta de estrutura em seus respectivos Países, ao invés de cuidarem da Infra Estrutura para que os habitantes não saiam, cuidam das fronteiras.
. Colômbia é responsável por grande parte do tráfico de drogras internacional.
. 33% dos imigrantes Venezuelanos tem estudo universitário e 19% estudo técnico.
. Ataque a liberdade de imprensa.

– Palestra: Migração e emprego: a visão de negócio, com Dr. Efraín Cepeda Tarud – presidente da Câmara de Comércio de Barranquilla, Colômbia.

– Visita Exterma: Câmara de Vereadores de Medellín – Colômbia:
. Fomos recebidos pelo Vereador Jaime Alberto Mejía Lavarán – Presidente da casa.
. São 21 Vereadores.
. Eleitos por voto em lista.
. Conhecemos todas as dependências da Câmara.
. O presidente se apresentou no auditório e abriu a palavra para os participantes.
. Hoje Medellín vive uma grande crise mobilistica, por conta da crescente venda de carros e montos.
. Aumento da poluição do ar por conta da crescente venda de veículos.
. Medellín é mais barato comprar uma moto do que usar transporte público.
. O plenário da Câmara é altamente tecnológico, câmera em todos os ambientes, computadores individuais e sistema de monitoramento na mesa de cada Vereador e cortinas eletrônicas que são fechadas quando estão em sessões decisivas.

24 de maio, sexta feira:

– Palestra: Caso da Colômbia: o maior deslocamento interno na América Latina, com Dr. Christian Krüguer Sarmiento – Diretor de Migração da Colômbia:
. Colômbia é o País que mais “sofre” com deslocamento da América Latina.
. Com uma população de 48 milhões de pessoas, a Colômbia vive um conflito armado de mais de meio século, que envolveu guerrilhas, grupos paramilitares e forças do Estado, em um cenário que também sofre com a violência dos grupos narcotraficantes.
. Além dos 6,9 milhões de deslocados, a conflagração interna colombiana já deixou 260 mil mortos e 45 mil desaparecidos, entre outras vítimas de sequestro, violência sexual, desapropriação, recrutamento de menores e minas terrestres.

– Apresentação / iniciativas inovadoras, Mulher faz tech, com Karla Guandique – co-fundadora da Woman do tech, Colômbia.
. Participação ativa da mulher na políticas com muita invação
. Iniciativas inovadoras para atrair a mulher cada vez mais e ajuda-la a enxergar a política como um futuro.

– Palestra: Caso da República Dominicana, com Dr. Elías Wessin Chávez – Presidente Partido Democrata Cristão República Dominicano.
. A presença de haitianos na República Dominicana não difere de outros contextos fronteiriços em que as diferenças econômicas entre países próximos ocasionam fluxos de imigrantes em busca de trabalho e acesso a serviços.

– Palestra: Grupo Lima – Venezuela – Comunidade Internacional
Julio Borges – representante da Venezuela Grupo Lima
. Em 2010, o banco mundial registrava 521.620 Venezuelanos emigrantes.
. A maioria dos emigrantes eram profissionais.

. Os destinos mais comuns eram: Estados Unidos, Canadá e Europa.

– Videoconferência Experiência de jovens humanistas na política, com Rodrigo Matamoros – Embaixador do Chile na República do Haiti.

– Palestra: Caso da Venezuela, com Juan Carlos Orrego Ocampo – Diretor Geral Adjunto UNGRD, Colômbia.

– Palestra: Mídia, exílio e xenofobia, com Valentina Vera Quiroz – advogada, pesquisadora e professora da Universidade dos Andes.
. Liberdade de imprensa.

– Finalizando com a apresentação de propostas da política de migração pública, apresentação das propostas de trabalho e migração da RedHL, com Euclides Marmolejos Báez – Presidente da REDHL, República Dominicana.