Educação

Para Cesar Maia, no mundo em que vivemos só há um caminho para o futuro: a escola. É nela que devem estar concentrados todos os esforços. Hoje, a Rede Municipal de Ensino do Rio de Janeiro tem 1054 escolas e cerca 760 mil alunos da Educação Infantil à 8ª série, além de 200 creches e 40 mil matrículas de professores. É a maior rede de ensino público da América Latina, e considerada referência pelo Banco Mundial. Uma ampla rede que atende não apenas crianças que naturalmente terão acesso à escola, mas também portadores de deficiência – seja essa deficiência física ou mental. Com as outras crianças, elas são incluídas e integradas.

A rede de ensino da Cidade do Rio de Janeiro tem uma receita simples para o sucesso da sua administração: a Secretaria Municipal de Educação é gerida pelos próprios professores. O interesse público norteia essa gestão. O que existe e prevalece é o próprio cidadão, naquilo que ele tem de mais importante na vida – escolaridade para progredir.

Uma administração assim faz diferença. Basta observar que o Rio de Janeiro é o único lugar do mundo onde existe educação física na pré-escola. Ela é muito importante para as crianças de quatro, cinco anos. Para melhorar a sua coordenação motora, aprender orientação de higiene, de nutrição e para saber conviver em grupo e equipe.